Pesquisar
Close this search box.

Festa de Portugal movimenta Centro de Santos com música, dança e culinária lusitana

Em sua 15ª edição, a Festa de Portugal movimentou as ruas do Centro Histórico de Santos neste final de semana, com uma programação de música, dança e artesanato, além da gastronomia típica lusitana.

As atividades começaram com um cortejo que saiu da Praça Mauá, com bonde caracterizado e grupos folclóricos, e seguiu até o Valongo convidando o público para participar do evento.

“Esse evento é maravilhoso, porque ele ajuda a Escola Portuguesa, revitaliza o Centro Histórico e valoriza a cultura e o turismo de Santos. Em 2023, tivemos mais de 20 mil pessoas circulando na região e esse ano também devemos ter muita gente”, avalia o prefeito de Santos, Rogério Santos.

“Esta festa é extremamente importante para a nossa comunidade luso-santista, que é muito grande e participa desse evento, que é hoje a maior festa da comunidade portuguesa no Estado de São Paulo. E é através dela – seja pelo folclore, fado, música popular, pela vasta culinária – que quem não conhece tem um contato com a cultura portuguesa”, afirma o presidente da Escola Portuguesa, que organiza a festa em conjunto com a Prefeitura, José Augusto do Rosário.

Ele destaca ainda que a festa ainda tem o lado social. “Para além de tudo, a renda que se obtém desse evento é revertida para a Escola Portuguesa, que e faz um trabalho muito importante para a Cidade, que é abrigar crianças de família de baixa renda da região do Mercado Municipal e Paquetá. Lá essas crianças recebem educação, alimentação, uniforme e muito carinho”, diz Rosário. O valor arrecadado da venda de doces portugueses e parte da renda dos souvenires, produtos típicos e dos restaurantes é revertido para a instituição, que atende 120 crianças.

A portuguesa Maria Conceição Santos Pinto saiu de sua terra natal, Lisboa, há 70 anos, ainda na primeira infância, e construiu sua vida em Santos. Relembrar as tradições de Portugal deixa a imigrante emocionada. “Esta festa é tudo para mim, porque é a minha raiz. Meus filhos são brasileiros e eu devo tudo a essa terra, mas tenho um orgulho danado da cultura e do folclore português. É muito bom poder preservar isso”, conta.

Maria Conceição é um exemplo dos estrangeiros que chegaram a Santos e ajudaram a formar a cultura miscigenada da Cidade, que conta com uma grande comunidade de estrangeiros, com aproximadamente 50 mil cidadãos portugueses na região.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Francisco Arrais / PMS