Pesquisar
Close this search box.

Festa de Portugal chega à 15ª edição com muitas novidades

A 15ª edição da Festa de Portugal, maior evento da comunidade portuguesa na região, acontece nos próximos dias 8 e 9 de junho, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita. No palco montado no Largo Marquês de Monte Alegre, em frente ao Santuário do Valongo, o público vai poder curtir, durante todo o final de semana, apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital.

Pela primeira vez, este ano, a cerimônia de abertura será feita dois dias antes do início da festa, no dia 6, quinta-feira, às 19 horas, no teatro do Sesc Santos, com a apresentação gratuita do músico Ricardo Araújo e seu show de guitarra portuguesa.

No dia seguinte, sexta (7/06), outra novidade: a organização do evento programou um Encontro de Concertinas com Sardinha Portuguesa na Brasa. O esquenta para a grande festa será no Boulevard da Rua XV de Novembro, em frente ao restaurante Tasca do Porto, das 18h30 às 22 horas, com venda de convites antecipados e renda revertida para a Escola Portuguesa.

“Durante a festa, a comunidade se junta para desfilar o orgulho de sua origem portuguesa. Muitos vão matar a saudade da terra natal e se emocionam com as apresentações. Já a nova geração tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa história, costumes e cultura”, destaca José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador da festa.

Conforme Rosário, a Festa de Portugal já virou tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.

Comidas típicas

Um dos principais atrativos do evento é a Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, doces conventuais, cervejas e vinhos portugueses. O espaço fica no Arcos do Valongo, num ambiente coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando mais conforto e comodidade aos participantes da festa.

No mesmo local, haverá um espaço para os miúdos, que terá ainda, pela primeira vez este ano, contação de histórias com contos portugueses para as crianças, e uma feira de artesanato com produtos portugueses. Outra praça de alimentação com comidas típicas também será montada no Santuário do Valongo.

Escola Portuguesa

A Festa de Portugal tem caráter beneficente e visa arrecadar fundos para a Escola de Portuguesa, que atende, em período integral, 120 crianças de famílias carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat. Parte da renda das vendas das comidas e artesanatos da festa será revertida para a instituição.

Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar, aulas de informática educativa e recreação. A manutenção da Escola Portuguesa é feita com a ajuda de padrinhos, que contribuem com 25% das despesas. A Prefeitura de Santos contribui também com 45%, os 30% restantes são apurados através de eventos como almoços, jantares e a “Festa de Portugal”.

Serviço:
Festa de Portugal – 15ª Edição
Data: 8 e 9 de junho (sábado e domingo)
Onde: Largo Marquês de Monte Alegre e Arcos do Valongo – Centro Histórico de Santos
Horário: Sábado, das 10 às 18 horas. Domingo, das 10 às 20 horas.

A Festa de Portugal é organizada pela Escola Portuguesa, tem correalização da Prefeitura Municipal de Santos e apoio institucional das Comunidades Portuguesas.
Entrada gratuita.
Instagram: @festadeportugal

PROGRAMAÇÃO

Dia 08/06 (Sábado)

Palco – Largo Marquês de Monte Alegre
10:00 – Cortejo com o Bonde Português , partindo da Praça Mauá até o local da festa
11:00 – Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
13:00 – Música Portuguesa com Zago Art Show
13:30 – Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados Pelo Folclore
14:30 – Banda Canto Portugal
15:30 – Rancho Folclórico Cruz de Malta
16:30 – Grupo Fado Por Acaso
17:00 – Rancho Folclórico Casa do Brunhosinho
18:00 – Banda Alma Lusíada


Espaço para os Miúdos – Arcos do Valongo
12h30 – Contação de Histórias e oficina de confecção de brinquedos com Camila Genaro

09/06 (Domingo)

Palco – Largo Marquês de Monte Alegre
10:00 – Coral do Centro Cultural Português de Santos
11:00 – Música Portuguesa com Tirolli Band
13:00 – Rancho Folclórico Verde Gaio
14:00 – Andreza Mariano e Banda
15:00 – Rancho Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande
16:00 – Ana Carla Lemos (fado)
17:30 – Rancho Folclórico Típico Madeirense


Espaço para os Miúdos – Arcos do Valongo
12h30 – Contação de Histórias e oficina de confecção de brinquedos com Camila Genaro

Serviço:
Festa de Portugal – 15ª Edição
Data: 8 e 9 de junho (sábado e domingo)
Onde: Largo Marquês de Monte Alegre e Arcos do Valongo – Centro Histórico de Santos
Horário: sábado, das 10h às 18h. Domingo, das 10h às 20h.
O evento é organizado pela Escola Portuguesa e tem a co-realização da Prefeitura Municipal de Santos. A entrada é gratuita.
Instagram: @festadeportugal

Fonte e crédito da imagem: Assessoria de imprensa / Festa de Portugal