Pesquisar
Close this search box.

Festa de Portugal celebra cultura lusitana

A 14ª edição da Festa de Portugal, maior evento da comunidade portuguesa na região, acontece nos próximos dias 10 e 11 de junho, das 10h às 18h, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita. Essa é a primeira vez que a festividade acontece em dois dias e vai cair junto ao feriado prolongado de Corpus Christi.

A festa, que já virou tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.

“É nesta festa que a comunidade se junta para desfilar o orgulho de sua origem portuguesa. Muitos vão para matar a saudade da terra natal e se emocionam com as apresentações. Já a nova geração tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa história, costumes e cultura”, destaca o José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador da festa.

No palco montado no Largo Marquês de Monte Alegre, em frente ao Santuário do Valongo, apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital.

Outra novidade para esse ano, além dos dois dias de festa, será a ampliação da Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, cervejas e vinhos portugueses, feira de artesanato com produtos portugueses e espaço kids, que serão montadas no Arcos do Valongo, com uma maior estrutura, num espaço coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando mais conforto e comodidade aos participantes.

Parte da renda das vendas será revertida para a Escola Portuguesa, que atende, exclusivamente, crianças carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat.

A instituição atende com 120 alunos, em período integral. Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar, aulas de informática educativa e recreação.

A manutenção da Escola Portuguesa é feita com a ajuda de padrinhos, que contribuem com 25% das despesas. A Prefeitura de Santos contribui também com 45%, os 30% restantes são apurados através de eventos como almoços, jantares e a “Festa de Portugal”.

*Atrações musicais*

Durante os dois dias de evento, os amantes da cultura portuguesa poderão assistir aos shows de fadistas e grupos musicais, como o Orfeão do Centro Cultural Português, Andreza Mariano e Banda, Ana Carla Lemos, Fado por Acaso, Canto Portugal e Alma Lusíada. Também vão se apresentar ranchos folclóricos da Baixada Santista e da Capital com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.

No sábado, a concentração da festa será às 9 horas na Praça Mauá, no ponto de embarque do Bonde Turístico, que estará enfeitado com as cores e bandeiras de Portugal. Da do local, partirá uma ativação folclórica, semelhante às marchas de Lisboa, tradicionais na época das festas juninas em Portugal, convidando o público para participar da festa.

O cortejo festivo seguirá com alegorias folclóricas, tambores, concertinas, acordeões, grupos com trajes portugueses e cabeçudos típicos de Viana do Castelo. Ao som de canções portuguesas, os folcloristas irão seguindo o bonde, que levará, até o Valongo, autoridades, integrantes das entidades e dos ranchos, com seus pavilhões, além dos componentes do Tricanas de Coimbra e do Veteranos, que não irão se apresentar esse ano no palco.

Confira abaixo a programação cultural da festa:

Dia 10 / 06 (sábado)
9:00 Concentração para Ativação Folclórica na Praça Mauá (Cortejo e Bonde)
10:00 Solenidade de Abertura
10:30 Orfeão do Centro Cultural Português
11:30 Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
13:00 Andreza Mariano e Banda
14:00 Rancho Casa do Minho
15:00 Vira Livre – Músicas Tradicionais Portuguesas para Dançar
16:00 Rancho Folclórico Brunhosinho
17:00 Banda Canto Portugal

Dia 11 / 06 (domingo)
11:00 Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
13:00 Fado por Acaso
14:00 Rancho Folclórico Verde Gaio
15:00 Ana Carla Lemos
16:00 Rancho Folclórico Típico Madeirense
17:00 Alma Lusíada

*Espaço Kids*
No no espaço kids montado Arcos do Valongo, nos dois dias, das 13 às 18 horas, haverá atividades para entreter as crianças.

Serão promovidas gincanas de brincadeiras como corrida de rolimã e de bambolês, dança da cadeira, pega-pega, rouba bandeira, competição de argolas, tomba latas, pescaria, cantinho dos bebês, brincadeira das bexigas, gincana de torres copos, torta na cara, massinha, lápis de cor e desenhos para pinturas com tema da festa e coelhinho sai da toca.

Além disso, serão promovidas oficinas de “slimes”, de confecção de chaveiros, de balões, de boneco na bexiga, de biscuit, competição de chute a lata e corrida de pedra, papel e tesoura. Das 9 às 18 horas, haverá ainda tobogã inflável e cama elástica para as crianças brincarem.

*Comidas típicas*
Os tradicionais pratos típicos da culinária lusitana serão vendidos por alguns estabelecimentos cadastrados pela festa, com parte da renda revertida para a *Escola Portuguesa*, que também vai oferecer Pastéis de Belém, doces conventuais variados e o delicioso Arroz de Braga.

O *Típico Madeirense* servirá Prego no pão, Bolo do Caco na chapa com manteiga d’alho, Espetinho no pau de louro, Punheta de Bacalhau, Bolo Preto e Bolo de Mel, licores, poncha e chopp de Vinho.

Já o tradicional *Restaurante Almeida* terábifanas, bolinho de bacalhau e salada de bacalhau com grão de bico.

Na barraquinha do *Bar Goiás*, bolinho de bacalhau, salgados variados e batidinhas nas canequinhas portuguesas.

A *Manteigaria do Porto* oferecerá Pastéis de Bacalhau com Natas, Pastéis de Galinhada Portuguesa, Folhado de Linguiça Portuguesa, Folhado de Bacalhau,

No stand do *Laticínios Marcelo*, vinhos portugueses de diversas regiões,  Cerveja Super Bock, Vinho do Porto e Bagaceira, além de azeitona portuguesa, tremoços, chouriço, kit aperitivo (presunto cru, chouriço e queijo curado), bacalhau em tiras no pão, Sanduíche de presunto cru com queijo curado, mini Baguete de presunto cru e Filhoses portugueses.

A distribuidora *Vinhos e Tais* terá vinhos portugueses de diversas regiões, Vinho do Porto, Ginja, azeites portugueses e barquinha com salada de bacalhau.

Mais uma vez, o Santuário Santo Antônio do Valongo vai participar com suas barraquinhas nas dependências da igreja vendendo pratos de bacalhau e outros produtos típicos portugueses, como bolinho de bacalhau, caldo verde, além de vinho quente, quentão e outros lanches, salgados, doces e bebidas.

A Secretaria de Turismo também incentivou os restaurantes do Centro a abrirem as portas durante os dois dias de festa com pratos tradicionais portugueses. Entre os já confirmados estarão abertos:  Tasca do Porto, o Restaurante Escola Estação Bistrô, o Bar Restaurante Paulista, É Gambiarra Bar, Café Carioca, Barbosinha, Armazém 22, Antuérpia Cervejaria e Café Restaurante Mauá.

Serviço:
Festa de Portugal – 14ª Edição
Data:
10 e 11 de junho (sábado e domingo)
Onde: Largo Marquês de Monte Alegre e Arcos do Valongo – Centro Histórico de Santos
Horário: das 10h às 18h. No sábado, concentração na Praça Mauá a partir das 9h.
O evento é organizado pela Escola Portuguesa e tem a correalização da Prefeitura Municipal de Santos. A entrada é gratuita.

Fonte: Organização Festa de Portugal (Jornalista Tatiana Ferreira Lopes).