Pesquisar
Close this search box.

FC Porto vence Sturm Graz no último particular do estágio na Áustria

O FC Porto suplantou esta terça-feira com firmeza o ensaio mais exigente na preparação para a temporada futebolística 2024/25, ao derrotar o campeão austríaco Sturm Graz, por 2-0, prosseguindo vitorioso ao sétimo duelo de pré-temporada.

Na Merkur-Arena, em Graz, o sérvio Marko Grujic (33 minutos) e o inglês Danny Namaso (55) decidiram o quarto e último desafio particular – e terceiro à porta aberta – inserido no estágio azul e branco na Áustria, que dura desde 15 de julho e terminará na quarta-feira.

O FC Porto termina a sua preparação no domingo, ao receber o vice-campeão saudita Al Nassr, do treinador português Luís Castro e dos internacionais lusos Cristiano Ronaldo e Otávio, no duelo de apresentação aos sócios e adeptos, no Estádio do Dragão, no Porto.

Os ‘azuis e brancos’ vão estrear-se oficialmente na temporada 2024/25 em 03 de agosto, em Aveiro, ao medirem forças na 46.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira com o campeão nacional Sporting, que venceram na final da última edição da Taça de Portugal.

Em relação ao triunfo à porta fechada sobre o Opus Tigáz Tatabánya (4-2), promovido ao segundo escalão da Hungria, no sábado, Vítor Bruno manteve David Carmo e Grujic nas escolhas iniciais, voltando a adaptar o lateral direito Martim Fernandes ao lado esquerdo.

O FC Porto contornou desde cedo a pressão do Sturm Graz e foi crescendo em iniciativa, com Gonçalo Borges a rematar à figura de Scherpen, aos 13 e 18 minutos, ao passo que Namaso e Iván Jaime erraram uma combinação sem oposição na área austríaca, aos 24.

O ‘nulo’ arrastou-se até pouco depois da meia hora, quando Martim Fernandes cruzou na esquerda e Grujic adiantou de cabeça os ‘dragões’, que quase fizeram o 2-0 aos 39, não tivesse Scherpen negado em esforço um atraso de Wüthrich na direção da própria baliza.

Essa dupla voltaria a estar em foco na última jogada perigosa da etapa inaugural, aos 41 minutos, com o guarda-redes a afastar com o pé um pontapé cruzado de João Mário e o capitão a travar a recarga de Iván Jaime, que, alguns segundos mais tarde, rasou o alvo.

O Sturm Graz mudou todos os intérpretes no regresso dos balneários, ao contrário do FC Porto, que dobrou a vantagem em contra-ataque, aos 55 minutos, com Nico González a lançar em profundidade Gonçalo Borges, que serviu na direita o desvio letal de Namaso.

Perante uma escassa utilização do banco de suplentes, os pupilos de Vítor Bruno foram perdendo clarividência na última meia hora e permitiram as únicas ocasiões do campeão austríaco, que tinha interrompido uma hegemonia de 10 anos do Red Bull Salzburgo em 2023/24 e qualificou-se para a ronda principal da próxima edição da Liga dos Campeões.

Wlodarczyk cruzou para uma perdida na pequena área de Grgic, aos 60 minutos, e Malic cabeceou para fora, após livre lateral de Gazibegovic, aos 80, sem afetar a solidez do FC Porto, que passou a contabilizar 25 tentos marcados e quatro sofridos na pré-temporada.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Jornal A Bola / Portugal