O FC Porto garantiu esta quinta-feira a presença nas meias-finais da Taça de Portugal pela sétima temporada consecutiva, depois de vencer o Santa Clara, nos Açores, por 2-1, nos 63 minutos que restavam depois da interrupção de 7 de fevereiro devido ao mau tempo, que alagou por completo o relvado do Estádio São Miguel.
Vinte e dois dias depois do dilúvio, o jogo foi reatado com lançamento lateral a favor do Santa Clara, que aproveitou logo para surpreender. É que bastaram cinco segundos para Rafael Martins abrir o marcador, depois de Diogo Costa ter defendido para a frente um primeiro remate de Pedro Pacheco.
Os dragões que chegavam aos Açores após um empate cedido em Barcelos nos instantes finais viam-se agora a perder logo no retomar desta partida dos quartos-de-final.
Pior era difícil. A equipa de Sérgio Conceição conseguiu reagir logo ao susto e foi criando lances de perigo junto da baliza do guarda-redes argentino Marcos Díaz.
Na segunda parte, com a entrada do avançado Danny Namaso para o lugar do lateral João Mário, os portistas forçaram ainda mais o ataque, fazendo o Santa Clara recuar as linhas para junto da área.
Bastaram só 16 minutos para que o FC Porto desse a volta ao resultado, chegando ao empate com um remate de Evanilson, após a bola desviar num defesa, e depois através de Galeno que, no coração da área, aproveitou para bater Marcos Díaz pela segunda vez.
E de repente, depois de um jogo que parecia complicado, tudo mudou e os dragões puderam suspirar de alívio. Até final, o atual líder da II Liga tentou aproveitar a velocidade dos seus atacantes para tentar desequilibrar.
Mas só aos 77 minutos esteve perto do empate por duas vezes, após uma falha de Diogo Costa. Contudo, Alisson Safira não conseguiu desviar para a baliza num lance que ficou a pedir penálti e depois, na sequência do canto, rematou ao poste.
O Santa Clara perdeu aí as esperanças de conseguir pela primeira vez atingir as meias-finais da Taça de Portugal.
O FC Porto vai enfrentar o V. Guimarães numa eliminatória a duas mãos, sendo que a primeira está agendada para a primeira semana de abril, no Estádio D. Afonso Henriques.
Nas últimas sete épocas, só por duas vezes os dragões não chegaram à final, tendo caído nas meias-finais perante o Sporting (2017/18) e Sp. Braga (2020/21).
Esta será a primeira vez que vimaranenses e portistas vão defrontar-se numas meias-finais da Taça de Portugal, sendo que já se enfrentaram em duas finais, sempre com triunfo dos azuis e brancos.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Eduardo Resendes / Global Imagens