Pesquisar
Close this search box.

FC Porto vence Casa Pia e junta-se do Sporting na liderança antes do clássico

OFC Porto conquistou três pontos importantes na receção ao Casa Pia (3-1), igualando o Sporting na liderança do campeonato à 13.ª jornada e antes do clássico do dia 18.

No sábado, no Estádio do Dragão, os brasileiros Evanilson, Zé Pedro e Pepe construíram o terceiro triunfo seguido dos anfitriões na prova. Além de ter igualado os 31 pontos do Sporting, que perdeu em Guimarães, os dragões ultrapassaram o Benfica, que empatou com o Farense nesta ronda.

No 500.º encontro de dragão ao peito (308 vitórias, 107 empates e 97 derrotas), Sérgio Conceição promoveu seis mudanças no onze e devolveu a titularidade Diogo Costa.

Um remate de Stephen Eustáquio para defesa apertada de Ricardo Batista, logo aos três minutos, pautou um início dinâmico dos dragões, que seria materializado aos 12 minutos por Evanilson.

Esse lance denunciou as dificuldades impostas à equipa de Pedro Moreira, que lançou André Geraldes e Beni Mukendi no onze inicial, mas demorou a gerar perigo no ataque. Ricardo Batista ainda se impôs perante Pepê, aos 28 minutos, antes de Diogo Costa voar para agarrar um cruzamento de Yuki Soma.

Os dragões recuperaram acutilância no regresso dos balneários e chegaram ao 2-0 aos 49 minutos, com Zé Pedro a corresponder de cabeça a um canto cobrado na direita por João Mendes, num lance rubricado entre dois futebolistas provenientes esta época da equipa B.

Confortável no marcador, Sérgio Conceição aproveitou o momento para poupar alguns habituais titulares, numa altura em que faltam quatro dias para a decisiva receção aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, da sexta e última jornada da Liga dos Campeões.

Ricardo Batista ia impedindo o ampliar do marcador ao evitar o golo a Gonçalo Borges e Taremi, mas não impediu os festejos do capitão Pepe, que, aos 40 anos e nove meses, se tornou o terceiro mais velho de sempre a marcar na I Liga.

Seria ovacionado aquando da sua substituição e já não viu no campo o golo de honra dos gansos, de penálti, marcado pelo ex-avançado portista Fernando Andrade, aos 89 minutos.

“Não éramos umas bestas ontem e hoje somos bestiais. Continuamos atrás do nosso objetivo, que é conquistar o campeonato”, disse o técnico portista, na flash-interview da Sport TV, antes de elogiar o capitão:

“O nosso Pepe, com 40 anos, a dar uma resposta fabuloso. Agora, preparar bem este jogo de quarta-feira, muito importante para cada um de nós que representa este clube, para a Liga dos Campeões.”

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Ivan Del Val / Global Imagens