O clássico de domingo entre o FC Porto e o Benfica, no estádio do Dragão, na cidade do Porto (às 20h30, hora Portugal; às 16h30, horário do Brasil) já está a aquecer fora das quatro linhas, com os dois clubes a trocarem acusações através de comunicados devido a alegadas ligações a nível de negócios imobiliários entre Rui Costa, presidente do clube da Luz, e Reinaldo Teixeira, candidato à presidência da Liga.
Para os dragões, “a possibilidade de o candidato Reinaldo Teixeira ter obtido benefícios financeiros em parceria com o presidente do Benfica representa um conflito de interesses inaceitável, que condiciona a capacidade de este candidato poder liderar, de forma isenta, imparcial e equidistante, vários dossiês tão sensíveis e impactantes para os clubes, nomeadamente a centralização dos direitos audiovisuais”.
Em causa está um negócio no qual as empresas de ambos (Gavetur, de Reinaldo Teixeira, e 10 Invest, de Rui Costa) terão faturado mais de seis milhões de euros em 2016, com a venda de 49 moradias do Benagil Villas, em Lagoa, no Algarve, noticiado pelo Correio da Manhã.
Nessa altura, Reinaldo Teixeira já era o coordenador dos delegados e avaliadores da Liga, enquanto Rui Costa era administrador da SAD das águias. 12 anos antes, as referidas empresas já haveriam colaborado no empreendimento Costa de Cabanas, em Tavira.
O FC Porto considera ainda que, “pela gravidade dos factos reportados e pelas consequências que os mesmos podem ter na credibilidade do ato eleitoral de 11 de abril, o FC Porto aguardará um esclarecimento formal por parte dos envolvidos.
O Benfica reagiu às acusações do FC Porto também em forma de comunicado, rejeitando “com total veemência” as insinuações proferidas pela administração do Futebol Clube do Porto.
“Lamentamos profundamente que, com manifesta má-fé e motivações de natureza oportunista, se procure colocar em causa a integridade de pessoas e instituições, recorrendo a alegações infundadas sobre um negócio comercial totalmente legítimo e transparente, celebrado em 2005, ou seja, há 20 anos, ainda o atual presidente do Benfica era jogador do AC Milan”, defende o Benfica.
O clube da Luz recorda que em relação às eleições para a Liga, não estranha “que o presidente do FC Porto tenha manifestado sucessivamente, em diversas reuniões e conversas, o seu apoio à candidatura de Reinaldo Teixeira, como é do conhecimento da maioria, se não da totalidade, dos clubes da I e II ligas, e hoje apoie uma candidatura própria, por si desenhada”.
“E não estranhamos porque, como lamentou Villas-Boas no recente aniversário da FPF, ‘alguns clubes estão agarrados a compromissos de palavra’. Ora bem, ficámos a saber que a palavra pouco ou nada vale para o presidente do FC Porto”, pode ainda ler-se no comunicado das águias.
Os ânimos estão assim bastante exaltados para o clássico de domingo que será apitado por João Pinheiro.
O juiz, de 37 anos, da AF Braga, volta a estar presente no maior clássico do futebol nacional, tendo estado presente no duelo entre dragões e águias na época passada, que terminou com uma goleada (5-0) dos portistas no Dragão e Otamendi expulso.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: https: www.jornalnovoregional.pt