O regresso em força de Espanha, da América Latina e do cinema asiático e uma retrospetiva de cinema norueguês marcam a 46.ª edição do Fantasporto, que decorre de 27 de fevereiro a 8 de março.
O certame arranca no Cinema Batalha. Segundo a organização, a edição deste ano sublinha o “brilhantismo dos cineastas espanhóis”, muitos deles “multipremiados”.
Entre as longas espanholas destacam-se “Luger”, de Bruno Martín, “Bajo Tus Pies”, de Cristian Bernard, “Gaua”, de Paul Urkijo Alijo, “El Susurro”, coprodução com o Uruguai e Argentina realizada por Gustavo Hernández Ibáñez, “No Dejes los Niños Solos”, de Emilio Portes, e “Vacío”, de Javier Cano Larumbe.
Nas “curtas”, o país vizinho também marca presença, com títulos como “Necrosectos”, de Javier Lozano, “Poor Marciano”, de Alex Roy, e um conjunto de curtas de horror galegas, com “Xogo de Nenos”, de Miguel R. Berride, “Mare”, de Guille Vázquez, “Teratoma”, de Jano Pitta, “Sombra do Mar”, de Sergio Pereda, e “In Half”, de Jorge Morais.
Novidades da Noruega e do Oriente
Quanto às novidades destaque para uma retrospetiva dedicada ao cinema norueguês, em colaboração com o Norwegian Film Institute e Film Forbundet, numa iniciativa enquadrada no Belt and Road Alliance, projeto do Festival de Xangai do qual o Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto é membro fundador.
O certame reúne títulos produzidos entre 2002 e 2025, oferecendo uma visão ampla da cinematografia contemporânea daquele país nórdico.
Do Oriente chegam obras com particular incidência na República Popular da China e no Japão, destacando-se o realizador Eiji Uchida, que apresentará no Porto o seu mais recente filme, “Eternals”.
O festival contará também com a presença confirmada de realizadores dos Estados Unidos, Austrália, entre outros.
O cinema português volta também a marcar presença na competição oficial para Prémio de Cinema Português – Melhor Filme 2026 com a longa-metragem “Paramnésia”, de Tiago “Ramon” Santas, e “Cativos”, de Luís Alves, esta última também incluída na Semana dos Realizadores.
Informação sobre os bilhetes e outros detalhes da 46.ª edição do Fantasporto podem ser consultados na página do evento.
Fonte: www.porto.pt
Crédito da imagem: Andreia Merca