A exposição ‘Santos 477 anos, uma Cidade em Evolução’ e a visita monitorada ao Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico), serão estendidas até o Carnaval.
As atrações, que reuniram cerca de 200 pessoas somente na abertura, estarão disponíveis aos finais de semana e feriados, para os visitantes conhecerem o mais importante ponto histórico santista, das 11 às 17 horas, com entrada franca e sem necessidade de agendamento.
Ilustrada com fotos e imagens de Santos em várias épocas, a exposição está no jardim do Outeiro. São 17 banners com dimensão de 1,10m x 1,50m, contando a trajetória desde o povoado, passando pelos principais acontecimentos até os dias atuais.
A visita monitorada ao Outeiro apresenta detalhes sobre a fundação de Santos no lugar onde tudo aconteceu. O visitante tem acesso à casa de João Éboli e à sua gruta, numa verdadeira volta ao passado.
O Outeiro de Santa Catarina abrigou as primeiras casas, a capela e o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, considerado o primeiro do País, em 1543. Suas rochas são remanescentes desta época.
Gruta
Em 1880, sobre as rochas do outeiro, o médico abolicionista João Éboli constrói uma casa acastelada, em cuja gruta, na parte baixa da residência, ajuda a esconder os escravizados em fuga. A casa, que foi recentemente reformada pela Prefeitura, é a sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Rogério Bonfim / PMS