Pesquisar
Close this search box.

Exportações de vinhos portugueses atingem os 941 milhões de euros

As exportações de vinhos portugueses terminaram o ano de 2022 com um valor recorde, de acordo com os dados divulgados pela ViniPortugal, as exportações chegaram aos 941 milhões de euros, representando um aumento de 1,52% face ao período homólogo.

França é o país que lidera as exportações de vinho, com um valor de 111 milhões de euros, e um crescimento de 3,2% em comparação a 2021, os Estados Unidos ficam em segundo lugar, com um valor de 105 milhões de euros. Em terceiro lugar encontra-se o Reino Unido com 83 milhões de euros.

O mercado angolano foi o que registou o maior crescimento face a 2021, com 103,6%, seguido do méxico com um aumento de 74,6% e o Japão com 24,5%.

O valor total das exportações está atualmente dividido de forma bastante aproximada entre os países que estão dentro da União Europeia, e que representam em termos de exportações para os vinhos portugueses 427 milhões de euros, e os países terceiros que já representam 499 milhões de euros do valor total das exportações.

Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, afirmou estar satisfeito com estes resultados, mas que sendo este um sector “que nunca baixa os braços e os objetivos para 2023 mantêm-se ambiciosos, queremos chegar aos mil milhões de euros, assentando este crescimento no aumento do preço médio”.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal