As obras de expansão do terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ficarão concluídas em outubro, revelou o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito, nesta terça-feira.
Em causa, estão os planos de melhoria implementados pela concessionária dos aeroportos, a ANA.
Entre os objetivos desta empreitada, está o aumento da capacidade dos 38 para até 45 movimentos por hora até 2028.
O projeto irá representar um investimento no valor de 233 milhões de euros e está a ser realizado por um consórcio que junta a Mota-Engil, uma empresa do grupo Vinci, a Alves Ribeiro e a HCI Construções.
As obras incluem também a renovação e ampliação do Terminal 1 do aeroporto, através da criação de uma nova zona de embarque, chamada Pier Sul, com 33 mil metros quadrados, e 10 novas pontes de embarque e placa de estacionamento para os aviões.
O projeto prevê ainda a reformulação do atual Pier Central, bem como a ligação do mesmo ao Pier Sul, e a reformulação de todo o Busgate Sul.
O investimento destina-se a melhorar o conforto para os passageiros, a eficácia operacional, a redução de tráfego de viaturas na pista e a redução da pegada carbónica através de infraestruturas com alto desempenho energético.
Fonte: www.nit.pt
Crédito da imagem: Nuno Veiga / Lusa