Pesquisar
Close this search box.

Está no Brasil e quer estudar em Portugal? Há bolsas possíveis

Diferentemente do Brasil, em Portugal, todas as universidades, inclusive as públicas, são pagas. Em geral, o ensino superior no país varia entre mil euros e 7 mil euros anuais, dependendo do curso, do nível acadêmico (graduação, mestrado, doutorado, etc.) e da instituição escolhida. A mensalidade é chamada de “propina”.

O custo anual é aplicável a todos os estudantes estrangeiros que não possuem cidadania europeia. Ou seja, não é válido para brasileiros com dupla cidadania europeia.

Esses têm o direito de ingressar em universidades públicas com uma taxa anual reduzida de 697 euros. Para aqueles brasileiros que não possuem dupla cidadania, o custo pode representar um desafio financeiro, mas há opções como bolsas de estudo e financiamentos que podem ajudar.

No Brasil, há programas de bolsas destinados a estudantes interessados em realizar seus estudos no exterior, que abrangem desde graduação até pós-doutorado e intercâmbio.

É recomendável realizar uma pesquisa detalhada sobre as bolsas disponíveis, para entender qual se alinha melhor aos objetivos individuais. Alguns dos principais programas são:

Programa Ciência sem Fronteiras (CsF)

Uma iniciativa do Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) do Brasil oferece bolsas de estudo para alunos de graduação, ensino tecnológico, mestrado profissional, doutoramento e pós-graduação realizarem estágios no exterior, com o objetivo de estabelecer contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Os benefícios de auxílio financeiro do programa variam de acordo com a modalidade de estudo do aluno, podendo abranger despesas com mensalidade, seguro saúde, material didático e deslocação. Importante ressaltar que, para os cursos de graduação, o auxílio destina-se exclusivamente ao pagamento da mensalidade.

Para participar do Ciências sem Fronteiras, o estudante deve procurar sua universidade a fim de conhecer as regras internas de seleção e, em seguida, inscrever-se por meio do portal do Ciência sem Fronteiras, seguindo o cronograma estipulado pelo edital escolhido.

Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades

Estudantes de graduação, pós-graduação e Alunos de Ensino a Distância (EAD) têm a oportunidade de concorrer a bolsas de estudos oferecidas pelo banco Santander. O

programa investe em alunos de universidades de todo o Brasil, proporcionando uma experiência internacional de até seis meses, com uma bolsa de estudos no valor de 3 mil euros no total. Portugal é um dos destinos disponíveis para essa vivência.

Existem duas maneiras de participar: a primeira é por meio da seleção da sua universidade, e a segunda é realizando o curso online de experiência internacional oferecido pelo Santander. Apenas cinco alunos são selecionados para esta bolsa. Os critérios de avaliação são feitos com base no desempenho neste curso online.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

O CNPq oferece diversas bolsas de estudo para intercâmbio em áreas como iniciação científica, mestrado, doutoramento, pós-doutorado, entre outras.

Para concorrer a essas bolsas, é fundamental ficar atento aos editais divulgados no site do CNPq, observando os critérios de elegibilidade, a documentação necessária e os prazos estipulados.

Também, é necessário cadastrar o seu currículo Lattes na plataforma do Conselho e submeter o seu programa de estudo. Os resultados são divulgados no site após a análise

Programa CAPES

O programa visa aprovar projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas, promovendo o intercâmbio e a mobilidade de pesquisadores, assim como de alunos de pós-graduação, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Isso contribui para a expansão e internacionalização das instituições envolvidas.

Para participar do programa, é necessário identificar, entre as opções de bolsa, o objetivo desejado. Após essa escolha, siga as instruções para o processo seletivo de cada programa e a documentação necessária.

Programa Erasmus+

O Erasmus+ é um programa de bolsas de estudos europeu e o Brasil está entre os países parceiros que podem participar desse projeto.

O programa oferece bolsa de mobilidade para ajudar a cobrir as despesas de viagem e de estadia, além de beneficiar os alunos com a isenção das despesas de inscrição e mensalidade das universidades.

O programa é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutoramento, possibilitando que os alunos realizem um intercâmbio de até um ano.

Para candidatar-se ao Erasmus+, o estudante precisa verificar se sua universidade é parceira do projeto, participar de uma seleção interna na faculdade e, em seguida, fazer uma candidatura online. Ao final, a candidatura será submetida a um processo de avaliação do projeto.

Bolsa CPLP

Todos os cidadãos que possuem nacionalidade nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste – têm o direito à bolsa.

O apoio destina-se aos interessados em cursar graduação, mestrado ou doutorado, permitindo a candidatem a qualquer curso, desde que esteja de acordo com o edital da universidade.

A bolsa abrange até 100% do valor do curso escolhido ou equipara-se ao valor anual estipulado para estudantes de nacionalidade europeia, ou seja, 697 euros.

Em alguns casos, a bolsa cobre também o valor das passagens de ida e volta. Para obter informações sobre as universidades que participam desse programa de bolsas e conferir os editais em aberto, basta acessar o site oficial da CPLP.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Arthur Machado / Global Imagens