Com recorde de público e representantes de instituições nacionais e internacionais, Santos será a capital da saúde pública do Estado de São Paulo nesta semana.
Milhares de profissionais participam do 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, de quarta a sexta-feira (9 a 11), no Santos Convention Center.
O evento é organizado pelo Cosems/SP – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.
A abertura do evento, a partir das 18h desta quarta-feira (9), terá a presença do diretor da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa; do presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasens), Hisham Mohamad Hamida; do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. Representantes do Ministério da Saúde e do Cosems/SP também estão confirmados
MAIS ADESÃO
Os secretários municipais de saúde dos municípios paulistas estão mais engajados: 240 chefes da pasta estão inscritos, aumento de 60% em relação ao congresso do ano passado, que também foi realizado em Santos.
O tema do congresso neste ano é “A Nova Gestão Municipal na Era Digital”, por meio do qual serão abordados a modernização da gestão em saúde, a digitalização dos serviços e a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento à população.
A Secretaria Municipal de Saúde terá um estande para exibir as iniciativas pioneiras e de sucesso do Município no cuidado às pessoas. A Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo participa com um estande em formato de bonde instagramável, para fotos.
O evento reunirá 2,6 mil congressistas, além dos representantes de empresas que atuarão no pavilhão de exposições e toda a equipe de organização.
“No ano passado, o evento foi um sucesso também pelas condições que Santos oferece ao turismo de negócios: uma variada rede hoteleira, transporte de qualidade com deslocamento rápido, atrações turísticas e de lazer, comércio pujante e opções gastronômicas para todos os gostos. Temos ainda grandes expectativas em torno da troca de conhecimento e experiências na saúde pública com os demais municípios e instituições”, destaca o secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez.
PREMIAÇÃO
A programação do Congresso contempla a realização da 21ª Mostra de Experiências Exitosas, por meio da qual 148 municípios paulistas apresentarão, por meio de painéis em LED, 2.121 trabalhos realizados em sua rede de saúde há pelo menos seis meses. Outras 20 iniciativas, oriundas de instituições, de universidades e do governo estadual também participam.
Os trabalhos são divididos em eixos temáticos, que refletem a diversidade e a complexidade dos desafios enfrentados na gestão municipal do SUS.
A Mostra reconhece e incentiva as experiências transformadoras desenvolvidas pelas secretarias municipais de saúde, proporcionando um ambiente de compartilhamento de boas práticas e soluções eficientes para a melhoria da atenção à saúde da população.
Os melhores trabalhos serão reconhecidos no 14º Prêmio David Capistrano, que seleciona o melhor em cada um dos eixos temáticos, além de oferecer menções honrosas. Santos concorre com 71 trabalhos, 66% a mais que no ano passado, quando submeteu 47 iniciativas.
Em 2024, o trabalho santista “Integração dos Serviços de Linha de Cuidado da Gestante e Bebê para a Redução da Mortalidade Infantil” foi um dos agraciados pelo Prêmio.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Divulgação