O Centro Histórico de Santos agora é sede para mais um importante espaço cultural da Cidade, onde novos talentos começarão a despontar.
Nesta terça-feira foi inaugurada a nova sede da Escola Livre de Dança (ELD), em uma edificação de dois andares, preparada para receber os mais de 200 alunos matriculados na unidade gerenciada pela Secretaria de Cultura (Secult) da Prefeitura.
“Nosso Centro Histórico já tem tantas atrações, como o Museu Pelé e o Parque Valongo, que estamos entregando esta semana. Agora, a Escola Livre de Dança fará parte deste cenário, em um prédio histórico e restaurado”, afirmou o prefeito de Santos, Rogério Santos.
Instalado à Rua XV de Novembro, 183, o local funcionará a partir do início de agosto, quando os alunos terão aulas de balé clássico, jazz, sapateado americano, dança contemporânea, sapateado irlandês, canto, história da dança e anatomia.
A nova edificação conta com três grandes estúdios de dança, com espaço somado de 360m², piso flutuante – que garante menor impacto nas articulações dos alunos – climatização e sonorização, além de barras de alongamento e espelhos.
“A Escola está belíssima, todos os detalhes foram pensados com muito carinho, do jeito que a gente idealizou, com as formas, a comunicação visual, o piso. Outro ponto é que conseguimos trazer para o Centro o que é de Santos: a cultura, sua tradição e toda a delicadeza deste espaço”, comentou a diretora da ELD, Patrícia Ricci.
A nova estrutura, 100% voltada para o ensino da arte da dança, também chamou a atenção dos pais dos alunos. “Já estou apaixonada, amando a Escola. Valeu a pena a espera e tenho certeza de que elas (alunas) vão viver tempos incríveis neste espaço”, comentou a técnica de enfermagem Nádia Guedes, mãe de Maria Eduarda Guedes, aluna do quarto ano, que também aprovou as novas instalações: “Achei muito lindo. Os espelhos e o tamanho das novas salas vão ajudar bastante nas aulas. Estou ansiosa para começar”.
História
A Escola Livre de Dança surgiu em 2002, a partir do projeto da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), tendo como base a iniciação à dança criativa, estilo livre e dança moderna, com a intenção de levar cultura aos moradores de Santos por meio da dança.
Em 2007 torna-se uma escola de formação de bailarinos, com projeto inovador comandado por Patrícia Ricci, no qual os alunos aprendem e aperfeiçoam todas as vertentes da dança.
O espaço é responsável pela ação pedagógica de formação dos educandos por meio da articulação e circulação de saberes sobre a dança, colaborando para o fortalecimento da cultura, da arte e do aprendizado, além de promover a inclusão social.
A instituição pública já ganhou dezenas de prêmios e participou de vários festivais nacionais e internacionais, conquistando primeiros lugares nos festivais Tanzolymp (Alemanha), Amsterdans Competition (Holanda), Dança de Joinville (Santa Catarina) e Internacional de Goiás.
A Escola Livre de Dança funcionou em vários locais. Em 2007, na Rua Antônio Bento; a partir de 2013, no complexo Cais Milton Teixeira e, desde 2021, as aulas foram ministradas no Teatro Rosinha Mastrangelo, todos na Vila Mathias. Já nos últimos dois anos, a Escola funcionou no Educandário Anália Franco (Encruzilhada).
A instituição conta atualmente com equipe pedagógica de seis professores especializados em suas modalidades, uma estagiária, um pianista, duas produtoras e uma diretora. Nestes 22 anos de história, já formou mais de 100 bailarinos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Marcelo Martins / PMS