Beja recebe novo ciclo de visitas gratuitas em torno da cultura e do património, tendo como palco miradouros, moinhos e o castelo. As temáticas abordadas vão da literatura à história da cidade, refletida em nomes de ruas. Para descobrir até setembro.
O programa de visitas de verão promovido pela Câmara Municipal de Beja está de regresso, com novidades. Desta feita, há visitas ao castelo, ao pôr do sol, para juntar aos roteiros literários e ao roteiro toponímico “Ruas que contam histórias”.
“Hei de ir, hei de ir ao Castelo de Beja” tem como destino aquele monumento, que mantém as portas abertas até às 21 horas, no âmbito das visitas a realizar, todos os sábados, pelas 18 horas, nos meses de julho e agosto.
“Histórias de Beja: das origens à cidade do século XXI” é outra sugestão, também com peridiciodade semanal, nos meses de julho e agosto, mas à quinta-feira.
Há ainda “Histórias de Moinhos e Moleiros” para desvendar quinzenalmente, aos domingos, pelas 10.30 horas, no Moinho Grande de Beja. Acontece já no próximo, e repete-se nos dias 4 e 18 de agosto.
Também é dado a conhecer o “Pequeno Roteiro Toponímico de Beja”, uma vez por mês: no próximo sábado e no dia 24 de agosto, com começo às 10 horas. Igualmente ao sábado, à mesma hora, mas nos dias 6 de julho e 10 de agosto, chega a “Beja dos Bairros Antigos e dos Miradouros”.
Por fim, os “Roteiros Literários de Beja” estão agendados para certos domingos, a partir das 10 horas. A próxima visita, dedicada a Mário Beirão, é no dia 4 de agosto; seguem-se Mariana Alcoforado, no dia 18 de agosto; e Manuel Ribeiro, no dia 15 de setembro (em Albernoa, ao abrigo da iniciativa “Por Esses Campos Fora”).
Os participantes só têm de comparecer nos locais às horas indicadas, segundo fonte da Autarquia. A visita aos moinhos é a única que carece de marcação (mais informações através do e-mail turismo@cm-beja.pt).
Fonte: www.evasoes.pt
Crédito da imagem: Reinaldo Rodrigues / Global Imagens