A empresa portuguesa Mota-Engil venceu o leilão para a construção do túnel que liga as cidades brasileiras de Santos e Guarujá, realizado na úlima sexta-feira.
O contrato de concessão, que a construtora portuguesa disputou com a espanhola Acciona, diz respeito à construção, operação e manutenção por um período de 30 anos daquele que será o primeiro túnel imerso do Brasil. O custo da obra ronda R$ 6,8 bilhôes de reais (1,1 mil milhões de euros).
O leilão decorreu esta sexta-feira, ao início da noite (20h00 de Portugal) na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, com a proposta da Mota-Engil a garantir um desconto de 0,50% e a da Acciona de 0%.
Com 1,5 quilómetros de extensão – 870 metros submerso -, o túnel que liga as duas cidades brasileiras é o maior projeto do Novo PAC brasileiro, um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.
A Mota-Engil, que está presente em mais de 50 país, concluiu recentemente a compra da ECB (Empresa Construtora Brasileira), sediada em Belo Horizonte.
Fonte: O Jornal Económico / Portugal
Crédito da imagem: Agência Brasil / MPA / Divulgação