Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Em choque com a morte de Diogo Jota, Pedro Neto pode falhar jogo do Chelsea. Liverpool eterniza a camisola 20

O Chelsea poderá não contar com Pedro Neto no encontro da madrugada deste sábado (às 02h, hora Lisboa; às 22h, hora Brasília), frente ao Palmeiras, para as quartas de final do Mundial de Clubes.

O avançado português ficou profundamente abalado com a morte do compatriota e amigo Diogo Jota, vítima de um acidente de viação ao lado de seu irmão André Silva, em Espanha, e não se treinou esta quinta-feira em Filadélfia.

A decisão de jogar ou não ficará nas mãos do próprio Pedro Neto, garantiu o treinador Enzo Maresca na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

“É uma decisão dele, cabe-lhe decidir. Vamos apoiá-lo no que decidir. Se estiver em campo ou não, amanhã estaremos aqui para o apoiar”, disse o técnico italiano.

Enzo Maresca confessou ter sido um dia difícil para todos. “Um dia muito triste. É difícil encontrar palavras, realmente a sensação é de impotência. Gostaria de enviar o meu amor à família dele. É uma grande tragédia. Estamos próximos do Pedro para o apoiar neste momento”, afirmou.

Pedro Neto e Diogo Jota eram amigos próximos, depois de terem partilhado balneário no Wolverhampton e na seleção nacional. Ambos fizeram parte do grupo que conquistou a Liga das Nações no passado mês de junho.

O avançado do Chelsea tem sido um dos destaques da equipa nesta campanha do Mundial de Clubes, com três golos já apontados, mas a morte do amigo deixou-o em choque e sem condições, por agora, de garantir a presença na partida frente aos brasileiros.

Curiosamente, Pedro Neto tem também uma ligação ao Palmeiras através de Abel Ferreira. Foi precisamente o treinador português, agora à frente do clube paulista, quem o lançou na equipa principal do Sp. Braga, ainda adolescente.

“Subiu comigo, passou um mês e foi para a Lazio. É um miúdo espetacular”, recordou Abel esta semana, sublinhando que chegou a falar com Neto após uma grave lesão no joelho há dois anos.

O encontro entre Chelsea e Palmeiras será disputado em Filadélfia, com a equipa inglesa à espera para saber se contará ou não com o seu principal destaque no torneio.

Cerimónia decorre nesta sexta-feira

Deste lado lado do Atlântico, as cerimónias fúnebres de Diogo Jota e do irmão André Silva arrancam já esta sexta-feira (4), em Gondomar. O velório está marcado para às 16h00 (hora Lisboa), na Capela da Ressurreição, e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os corpos dos dois irmãos chegaram durante a noite à cidade natal, onde foram recebidos com aplausos e homenagens de dezenas de pessoas. O funeral está agendado para este sábado (5), às 10h00, na Igreja Matriz de Gondomar.

Já em Inglaterra, o Liverpool anunciou que vai “imortalizar” a camisola 20 de Diogo Jota. Numa nota publicada ainda na quinta-feira (4), o clube inglês recordou a importância do português na conquista da Premier League desta temporada, com especial destaque para o golo no clássico com o Everton, em abril, descrito como “um último golo comovente da sua vida”.

O emblema de Anfield sublinhou que a camisola 20 “será para sempre parte da história” dos reds.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Michael Regan – UEFA/UEFA via Getty Images