A empresa portuguesa de energia EDP é a marca mais valiosa de Portugal, com um valor de 2.751 milhões de euros, segundo o estudo das 100 marcas mais valiosas de Portugal realizado pela consultora OnStrategy.
Em segundo lugar no ranking das 100 marcas mais valiosas fica a Galp Energia, com um valor de 1.873 milhões de euros, seguindo-se a Jerónimo Martins com 1.048 milhões de euros.
A meio da lista, no lugar 50, encontra-se a CM Correio da Manhã, com um valor de 58 milhões de euros. Os últimos lugares da lista são preenchidos pela Portugália, em 97.º lugar, com um valor de 7 milhões de euros, seguindo-se a Revigrés, também com um valor de 7 milhões de euros. A RFM ocupa o lugar 99.º com 7 milhões e o 100.º lugar é ocupado pela Padaria Portuguesa, com 6 milhões de euros.
João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiro na OnStrategy, afirma que ” a valorização das marcas Portuguesas continua a ser impactada pelos fenómenos inflacionistas, pela instabilidade provocada pela guerra na Ucrânia e sobretudo pelo aumento das taxas de juro que condicionaram a perceção de risco e o aumento das taxas de desconto, que em muitos casos observaram o aumento do volume de negócios e das margens operacionais nos diversos sectores de atividade, bem como o aumento da força e energia das marcas nacionais”.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal