Douro Valley distinguido como ‘International Wine Region of the Year”

A região do Douro acaba de ser distinguida como ‘International (Non-U.S.) Wine Region of the Year’ nos Wine Enthusiast Wine Star Awards 2025, um dos mais prestigiados galardões do setor a nível mundial.

A distinção reconhece a consistência qualitativa dos vinhos durienses, o património cultural e paisagístico único, assim como a capacidade de acolhimento e inovação das empresas da região, refere i IVDP.

Para o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), esta é uma vitória de toda a fileira.

“Este prémio honra o trabalho de gerações que moldaram socalcos, cuidaram vinhas e preservaram um saber-fazer que hoje se traduz em vinhos de excelência — do carácter dos DOC Douro à identidade inconfundível do nosso vinho do Porto. É também um estímulo para continuarmos a elevar padrões de qualidade, sustentabilidade e enoturismo”, afirma, citado em comunicado, Gilberto Igrejas, Presidente do IVDP, IP.

O Douro, reconhecido como Património Mundial da UNESCO na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva, alia tradição e modernidade numa região de contrastes: terroirs de altitude, castas autóctones, viticultura heroica e uma nova geração de enólogos e produtores que reforçam a notoriedade internacional dos vinhos do Douro e do vinho do Porto.

Paralelamente, o destino tem consolidado a sua oferta de enoturismo, combinando experiências de visita a quintas, cruzeiros no rio, gastronomia regional e hotelaria de excelência.

Criados pela publicação Wine Enthusiast, os Wine Star Awards distinguem, anualmente, regiões, empresas e personalidades que se destacam pelo contributo excecional para o setor do vinho a nível global.

O IVDP tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto e do Douro, regulando o processo produtivo e protegendo as denominações de origem Douro e Porto e a indicação geográfica Duriense.

Com uma estratégia orientada para a valorização do terroir e da autenticidade, o IVDP reforça o prestígio internacional dos vinhos da região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a afirmação global do Douro.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal