Pesquisar
Close this search box.

Dono da Iberia e British Airways fecha aquisição da Air Europa por 500 milhões de euros

O IAG, dono da Iberia e da British Airways, fechou a aquisição da Air Europa por um valor de 500 milhões de euros, de acordo com informação avançada pelo site “El Economista”.

Conta o jornal espanhol que o IAG fechou nas últimas horas esta aquisição “após meses de duras negociações” e que essa compra já terá sido anunciada ao regulador de mercados.

Assim, o IAG torna-se proprietário de 100% do capital da Air Europa, tendo em conta que a família Hidalgo, antiga detentora da companhia de aviação, ainda tinha 80% do capital. A aquisição destes 80% restantes deverá fazer-se por um valor a rondar os 400 milhões de euros.

Detalha o “El Economista” que os termos do acordo ditam que os primeiros 200 milhões de euros serão pagos quando houver “luz verde” por parte da Autoridade da Concorrência europeia, 100 milhões de euros serão constituídos em ações ordinárias do IAG e os últimos 100 milhões de euros serão pagos em efetivo.

O acordo entre o IAG e a Air Europa coloca um ponto final a meses de negociação mas ainda longe do prazo exigido após o momento em que se estabeleceu a negociação exclusiva para o fecho desta aquisição.

Recorde-se que a TAP seria o plano B da holding que detém a British Airways e a Iberia caso falhasse a aquisição da Air Europa, avançou o jornal “Cinco Dias” a 13 de fevereiro.

Escreviam os espanhóis que “a iminente abertura de um processo de venda da companhia portuguesa TAP não mudou o objetivo prioritário da holding IAG de reforçar a Iberia com a aquisição da Air Europa”.

Avança o “Cinco Dias” que a holding IAG está a acompanhar de perto a operação e que a TAP seria “um plano alternativo” se Bruxelas “voltasse a colocar reticências à compra da Air Europa”.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal