Afinal, só para a semana: Donald Trump adia a entrada em vigor das tarifas para 7 de agosto.
Decisão conhecida esta madrugada. Depois de ter dito por várias vezes que 1 de agosto era o prazo final e inadiável, o Presidente dos Estados Unidos assinou uma ordem executiva de última hora, travando a entrada em vigor das novas tarifas.
Fica assim adiada por uma semana a entrada em vigor do acordo com a União Europeia que fixa em 15% a tarifa sobre a importação de produtos europeus.
A antiga comissária Elisa Ferreira manifesta reservas quanto ao acordo entre Donald Trump e Ursula von der Leyen. Mas considera ser importante manter a porta aberta e acalmar as relações no curto prazo.
“Estamos num num daqueles casos em que se questiona se é melhor um acordo menos bom ou nenhum acordo. Com a personalidade de Trump, e com tudo o que está em jogo neste momento, manter uma porta de diálogo e manter uma negociação em aberto – que pode sempre vir a ser modificada, mas que, no curto prazo, acalma um bocadinho as relações – , penso que é preferível a entrar numa lógica de conflito aberto”, defende Elisa Ferreira, antiga comissária europeia.
Fonte: www.rr.pt
Crédito da imagem: Al Drago / Poo l/ EPA