A Zona Noroeste de Santos acaba de ganhar um campo de futebol que une o nome de dois craques mundiais da bola: Johan Cruyff e Pelé.
O espaço inaugurado na manhã deste sábado (9), no Dique da Vila Gilda, faz parte de projeto internacional que vai oferecer programa contínuo de esporte e educação para 300 crianças da região.
A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Johan Cruyff, Instituto Plataforma Brasil (IPB), Instituto Arte no Dique e Prefeitura de Santos.
A Cidade foi escolhida para sediar a 300ª unidade do Cruyff Court no mundo e a 4ª no Brasil por ser o berço do Santos Futebol Clube, um dos mais tradicionais times de futebol do mundo e de muitos ídolos do esporte, e presta homenagem ao Rei Pelé.
“Ter esse espaço aqui significa esperança e uma oportunidade para todos esses jovens. Sabemos que a desigualdade social vem da falta de oportunidade. E esse é um passo para transformar e fazer a diferença na vida dessas pessoas”, destacou o prefeito Rogério Santos.
O holandês Johan Cruyff (1947 – 2016) acreditava no poder do esporte e sua influência no desenvolvimento das crianças e dos jovens e, para isso, criou a Fundação Cruyff após concluir a carreira no futebol. A instituição está empenhada em criar espaços para que as crianças se desenvolvam física, mental e socialmente através do esporte.
O evento em Santos contou com a participação da filha do atleta, Susila Cruyff, além da cônsul-geral do Países Baixos, Wieneke Vullings.
Diversão
Para o diretor executivo da Fundação Cruyff, Niels Meijer, a instalação irá beneficiar especialmente as crianças e os jovens para os quais o esporte não é uma parte garantida das suas vidas.
“Com este Cruyff Court, criamos espaço para praticar esporte, fazer amigos, se divertir e crescer através do jogo”. O Arte no Dique fez todo trâmite para viabilizar a vinda do espaço para Santos.
O presidente da entidade, José Virgílio, conta que visitou pessoalmente a Fundação Cruyff na Holanda e apresentou a ideia do projeto para a Prefeitura de Santos, que deu total apoio para o empreendimento. “Foi uma longa caminhada para essa geração de oportunidades que estamos tendo hoje, que é o que as pessoas desta comunidade precisam”, diz Virgílio.
“Além de um espaço maravilhoso, será oferecido um programa contínuo de esporte- educação duas vezes por semana para 300 crianças”, complementa a presidente do Instituto Plataforma Brasil, Joëlke Offringa.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Créditos das imagens: Marcelo Martins