Pesquisar
Close this search box.

Dia Mundial da Saúde: Santos é destaque no setor com inovação e ampliação de serviços

Neste domingo, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, instituído em 1948 pela Organização Mundial da Saúde. Em Santos, o ano de 2024 apresenta novidades que trarão mais conforto à assistência aos santistas, mais acesso aos serviços de saúde, e que já resultam em recordes positivos.

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Em janeiro, Santos inaugurou a Policlínica Estuário, uma unidade no formato de saúde da família, com capacidade para atender até 16 mil pessoas, moradoras do bairro Estuário e parte dos bairros Macuco, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.

A nova unidade proporcionou mais agilidade no atendimento à população de um território delimitado, além de desafogar a demanda de outras três policlínicas, cujos pacientes passaram a ser atendidos em novo local.

Prossegue ainda a construção da Policlínica Vila Gilda, que atenderá especificamente a esta comunidade, localizada no bairro Rádio Clube. Localizada no mesmo terreno do Centro da Juventude da Zona Noroeste, funcionará no formato de Saúde da Família, terá capacidade para atender até 16 mil pessoas, diminuindo a demanda na unidade Rádio Clube, que é a que mais realiza atendimentos dentre as 33 unidades da atenção primária à Saúde de Santos. A inauguração está prevista para o segundo semestre do ano.

ATENÇÃO ESPECIALIZADA

ODONTOLOGIA

Está em reforma o novo Centro de Especialidades Odontológicas da Zona Noroeste, ao lado do Ambulatório de Especialidades da Zona Noroeste (Ambesp ZNO). O local, maior que a atual unidade na Caneleira, abrigará um número maior de cadeiras odontológicas, para realização de diagnóstico bucal, cirurugia oral menor, periodontia, endodontia, prótese dental, radiologia odontológica e atendimento a pacientes com necessidades especiais. O início das atividades no novo endereço está previsto para o segundo semestre.

AUTISMO

Santos está em tratativas para a abertura de uma segunda unidade da Clínica-Escola para o segundo semestre deste ano, com mais 150 vagas, em parceria com a iniciativa privada.

Pioneira ao oferecer a primeira unidade 100% SUS do País para o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista, Santos abriu mais 50 vagas no Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (CREN), mais conhecido como Clínica-Escola do Autista.

Atualmente, 200 famílias são beneficiadas pelos serviços, que iniciou atendimento em período noturno para acolher os novos pacientes.

SAÚDE MENTAL

Os cerca de 300 pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Tô Ligado já estão sendo assistidos em uma nova unidade, localizada na Av. Conselheiro Nébias, 349.

O CAPS Tô Ligado realiza o acolhimento de crianças e adolescentes, inclusive com quatro leitos (dois masculinos e 2 dois femininos) para hospitalidade integral quando há necessidade de permanência na unidade até a estabilização do quadro clínico.

Assim como os outros dois CAPSs Infantojuvenis de Santos, a unidade também é a referência municipal para acolher as crianças e jovens em sofrimento e que têm problemas com álcool e/ou outras drogas.

BASE DO SAMU NA ILHA DE CONVENIÊNCIA

Em 15 de março, a Base do Samu localizada na Ilha de Conveniência (Avenida Vicente de Carvalho, em frente à Avenida Conselheiro Nébias) passou por um incêndio e precisará ser reconstruída.

O processo emergencial para a contratação de empresa para a  construção da nova base está em andamento. O local atendia, em média, de 340 a 345 chamados mensais e era a base da ambulância de suporte intermediário de vida e dos dois quadriciclos usados nas ações do Samu na orla da praia durante a alta temporada e em feriados prolongados.

NOVO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES E VETOR

Com uma estrutura mais adequada às atividades técnicas voltadas ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti e outras pragas urbanas (pombos, ratos, caramujos africanos, etc) será inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano a nova sede do Centro de Controle de Zoonoses e Vetor, na Av. Rangel Pestana, 96.

A vacinação antirrábica com agendamento prévio continuará, oferecendo mais conforto aos cães, gatos e seus tutores.

SERVIÇOS

IMPLANTE CONTRACEPTIVO PARA ADOLESCENTES

Desde março, a Prefeitura de Santos está oferecendo para as adolescentes o implante para evitar a gestação. Com duração de três anos, é aplicado na policlínica de referência do bairro em que a garota, de 15 a 18 anos, reside.

Para ter acesso, é necessário já ter tido uma gestação anterior. É necessário se inscrever no Santos Portal para ter acesso ao serviço: https://www.santos.sp.gov.br/?q=servico/implante-contraceptivo-subdermico-para-adolescentes#:~:text=A%20Prefeitura%20de%20Santos%20est%C3%A1,alta%20efic%C3%A1cia%20para%20evitar%20gravidez.

TECNOLOGIA

DRONES NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Desde março, Santos utiliza drones de alta performance com envio de imagens em tempo real para o Centro de Controle Operacional da Prefeitura,  onde agentes de combate a endemias avaliam as imagens e orientam o piloto do drone em relação aos locais que necessitam de uma visualização mais detalhada.

A estratégia é utilizada para o monitoramento em locais onde o acesso dos agentes não foi possível. Uma vez verificado o risco à saúde pública, o proprietário é intimado a realizar as mudanças necessárias.

A Secretaria de Saúde concluiu um estudo técnico para a aquisição de um novo drone, muito usado em regiões agrícolas, que possui dois reservatórios: um deles será usado para despejo de larvicida (para controle de locais onde foram encontradas larvas de mosquito) e outro para o lançamento aéreo de inseticida (voltado à eliminação de mosquitos na fase adulta). A licitação será lançada em breve.

INDICADORES

MORTALIDADE INFANTIL

Desde o ano de 2020, Santos mantém o índice de mortalidade infantil dentro da meta da Organização Mundial da Saúde: de até 10 óbitos por mil nascidos vivos.

Em 2020, o índice foi de 7,8 óbitos por mil nascidos vivos; em 2021,10; em 2022, 8; e em 2023, 7,8.

O bom resultado é fruto do aprimoramento do Programa Mãe Santista desde o seu lançamento em 11 de maio de 2013. Com diversas estratégias para estimular o cuidado em saúde, o Programa cuida da família desde o teste de gravidez positivo até o segundo ano de vida do bebê.  

O pré-natal também inclui o parceiro da mãe, com um rol de exames superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde.

VACINAÇÃO CONTRA O HPV

Diferentemente de todo o País, Santos apresentou em 2023 cobertura vacinal acima do preconizado pelo Ministério da Saúde contra o vírus do HPV, que é de 95%. A vacina contra o HPV atingiu 98,3% dos meninos e meninas de 9 a 14 anos, em duas doses.

Em 2024, o índice de vacinação contra o HPV continua alto. Considerando os meses de janeiro a março, Santos completou o esquema vacinal de 119% do público-alvo previsto para os três primeiros meses do ano.

Além da abertura das policlínicas aos sábados e a busca dos munícipes com vacina em atraso, a campanha de vacinação nas escolas foi um ponto importante, pois atuou de forma conjunta com os programas Santos Jovem Doutor e Saúde nas Escolas – que durante todo o ano esclareceram sobre a importância da vacina contra o HPV – um imunizante que por anos foi cercado de preconceitos e fake news.

Outros pontos importantes para a melhor cobertura vacinal foi a visita dos técnicos da Vigilância Epidemiológica às salas de vacina das policlínicas, bem como oficinas e capacitações voltadas às atividades de vacinação de alta qualidade, em que são adotadas estratégias de vacinação considerando as características de cada local.

Fonte e crédito das imagens: Prefeitura Municipal de Santos