Pesquisar
Close this search box.

Dia da Europa: Von der Leyen na Ucrânia para “preparar o terreno” para a adesão à UE

A presidente da Comissão Europeia chegou a Kiev esta terça-feira para uma visita “simbólica”, por ocasião do Dia da Europa, com o objetivo de “preparar o terreno” para as negociações de adesão da Ucrânia à União Europeia.

“A minha presença em Kiev hoje, 9 de maio, é simbólica, mas também é o sinal de uma realidade crucial e muito prática: a UE trabalha lado a lado com a Ucrânia em muitas questões”, disse Ursula von der Leyen aos jornalistas no comboio noturno que a levou à capital ucraniana.

Esta é a quinta visita que von der Leyen faz à Ucrânia desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro do ano passado, e coincide com o Dia da Europa, celebração da UE que, a partir de hoje, as autoridades ucranianas também assinalam, virando as costas à tradição soviética de comemorar o Dia da Vitória contra o nazismo.

“É bom estar de volta a Kiev, onde todos os dias são defendidos os valores que nos são caros”, escreveu na rede social Twitter a responsável, considerando que a capital da Ucrânia é “um local tão apropriado para celebrar o Dia da Europa”.

Com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outras autoridades do país, Von der Leyen espera “preparar o terreno para o início das negociações de adesão” ucraniana ao grupo dos 27, destacou a presidente da Comissão Europeia, citada pela agência de notícias Efe.

A Comissão Europeia deverá elaborar no verão um relatório preliminar sobre os progressos que Kiev está a realizar nas reformas exigidas por Bruxelas, antes de poder iniciar as negociações de adesão. Em dezembro, será levada a cabo uma segunda análise mais completa.

A chefe do executivo comunitário deixou um alerta a quem colaborar com Vladimir Putin. “Se se verificar que as mercadorias saem da União Europeia para países terceiros e depois acabam na Rússia, podemos propor aos Estados-Membros que sancionem a exportação dessas mercadorias”, disse.

“Não deve haver dúvidas de que trabalhamos contra o contorno das sanções”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, com a ressalva de que a atuação contra países terceiros será “cautelosa” e sujeita à avaliação criteriosa dos Estados-Membros.

Perante a expectativa do governo da Ucrânia sobre a adesão à União Europeia, von der Leyen afirmou que o trabalho ainda tem de continuar.

“A Ucrânia está a trabalhar incansável e intensamente nos sete critérios, apesar das dificuldades de levar a cabo reformas no meio de uma guerra total, mas quero manifestar o meu profundo respeito por este trabalho extraordinário”, afirmou, salientando que, porém, “o trabalho tem de continuar”.

A presidente da Comissão afirmou que daqui a cerca de um mês, em junho, a Comissão Europeia vai emitir um parecer verbal ao Conselho, e em outubro apresentará um relatório formal, segundo Von der Leyen, “ainda mais importante”, sobre o progresso da Ucrânia nos critérios para a adesão à União Europeia.

Fonte: Jornal de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Twitter / vonderleyen