Pesquisar
Close this search box.

Desfiles, música e muita festa: estes são os melhores destinos para celebrar o Carnaval em Portugal

“A vida são dois dias e o Carnaval são três.” A expressão não é nova, mas vai fazer-se ouvir inúmeras vezes nos próximos dias. 13 de fevereiro está quase aí, e nas cidades e vilas portuguesas não há descanso.

Os próximos dias vão ser de festa — e, se é uma das pessoas que vibra com o Carnaval, apostamos que está ansioso por saber o que não pode perder.

Sim, é verdade que não temos o Sambódromo do Rio de Janeiro, mas não faltarão por aí sítios para celebrar. Se na cidade de Torres Vedras reinam as matrafonas, em Loulé os desfiles das escolas de samba contagiam até mesmo os mais céticos. Está pronto para o que aí vem?

Torres Vedras

Este é, sem dúvida, um dos Carnavais mais conhecidos do país. Afinal, a quantidade inesgotável de programas que preenchem os cinco dias de festa em Torres Vedras — desde os desfiles de carros alegóricos aos concertos nos bares e palcos espalhados pelo centro histórico — conseguem animar qualquer um.

Em 2024, as celebrações na cidade decorrem de 9 a 14 de fevereiro, num evento que marca o encerramento das comemorações do centenário.

Como já é habitual, o primeiro dia arrancará com um dos momentos mais aguardados: o Corso Escolar, no qual milhares de alunos de todas as idades celebram o Entrudo e apresentam os disfarces que prepararam durante o ano letivo. À noite os vários DJs espalhados pela cidade serão os protagonistas até às 4:00 h.

Carnaval Torres Vedras
Carnaval de Torres Vedras. Imagem: Carnaval de Torres Vedras.

A festa continuará nos dias seguintes com corsos noturnos e diurnos nos quais desfilam seis carros alegóricos e milhares de foliões mascarados. Na segunda-feira (às 23:00 h) há até um Concurso de Matrafonas. As inscrições são feitas no próprio dia e local, a partir das 22:00 h.

As festividades terminam na noite de quarta-feira, dia 14, com o Enterro do Entrudo, no centro da cidade. No final, pode esperar um espetáculo de fogo de artifício.

Sesimbra

Se quiser ficar mais próximo de Lisboa, mas sem perder a diversão, a melhor opção será o Carnaval de Sesimbra. Este é, para muitos, um dos mais belos de Portugal. Durante os próximos dias são esperados mais de mil participantes e milhares de foliões pelas ruas da vila — e claro que não faltarão concertos e sets de DJ.

Apesar de os desfiles terem começado esta quinta-feira, dia 8, os três pontos altos das celebrações acontecem entre domingo (11) e terça-feira (13).

Há ainda espaço para as tradições, com as Cegadas (um teatro popular satírico originário das zonas mais rurais do concelho), e o Enterro do Bacalhau, que percorre a vila de Sesimbra na noite da quarta-feira de cinzas. Em muitos bares e restaurantes haverá também festas e muita música.

Loulé

Mais ao sul, em Loulé, a sátira política volta a inspirar mais de meio milhar de mascarados. De 11 a 13 de fevereiro, a cidade algarvia será invadida por bonecos, gigantones e cabeçudos de todo o tipo, naquela que é uma das mais antigas festas de Carnaval do país.

Durante os três dias desfilarão 14 carros alegóricos e cerca de 600 figurantes pela Avenida José da Costa Mealha.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, as celebrações do Entrudo vão abordar um assunto “pertinente e que marcará o futuro não só de Loulé, Silves e Albufeira, mas de toda a região do próprio País”.

“À Descoberta dos ODS” foi o tema escolhido para esta festa que “brinca com matérias sérias e atuais, mas de uma forma pedagógica”, afirma a Câmara.

No corso louletano não faltarão menções ao novo aeroporto de Lisboa e a figuras como o Zé Povinho. Também Zelensky e Putin marcarão lugar, assim como os retratos dos candidatos que disputam a presidência do FC Porto — Jorge Nuno Pinto da Costa e André Villas-Boas.

Como já é habitual, o Carnaval de Loulé volta a ter uma vertente solidária. A receita dos bilhetes revertem a favor das associações participantes nos desfiles (50 por cento) e de IPSS (50 por cento).

Ovar

O Carnaval de Ovar, no distrito de Aveiro, merece uma visita pelo menos uma vez na vida. Se há quem diga que o Carnaval são três dias, é porque nunca aqui veio. Nesta cidade a festa já começou a 20 de janeiro — mas ainda há muito para aproveitar!

Carnaval Ovar
Carnaval em Ovar. Imagem: Câmara Municipal de Ovar.

Dia 9 de fevereiro, esta sexta-feira, acontece a Noite da Farrapada, no centro da cidade. No dia seguinte, a partir das 22:00 h, realiza-se o desfile noturno das escolas de samba. Já a 11 e 13 desfilam os grupos no Corso Canavalesco, a partir das 14:30 h, na Avenida Sá Carneiro.

A Grande Noite Mágica do Carnaval de Ovar é de segunda para terça-feira Gorda (12 para 13). Nesta data estarão espalhados pela cidade sete palcos: na Praça das Galinhas, Chafariz Neptuno, Jardim do Cáster, Mercado Municipal, Parque Júlio Dinis, Praça da República e Espaço Folião.

Sines

Mais a sul, a alegria e o samba fazem-se sentir também em Sines. A festa tem início no dia 9, sexta-feira, com a Noite da Matrafona, no centro histórico. Ainda que o primeiro desfile carnavalesco esteja marcado para domingo, às 15:30 h, pode esperar muita animação para o dia anterior.

Segunda-feira, 12 de fevereiro, é a noite do desfile carnavalesco iluminado (às 21:00 h). O baile no Pavilhão dos Desportos começa às 23:30 h, ao som da Banda Pack 7.

Para o dia de Carnaval, 13 de fevereiro, está marcado um desfile na avenida, às 15:30 h, e um baile no pavilhão, às 21:30 h.

O enterro do Entrudo acontece na quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, a partir das 21:30 h, num percurso pelas ruas da cidade com início no Depósito da Água e fim no Largo Poeta Bocage.

Funchal

Carnaval da Madeira promete duas semanas de alegria contagiante, principalmente na cidade do Funchal.

As celebrações já começaram, com a tradicional Festa dos Compadres, mas pode ainda assistir ao Cortejo Alegórico, dia 10, que junta milhares de foliões e carros alegóricos nas avenidas e rotundas da capital.

Carnaval Funchal
Carnaval no Funchal. Imagem: Visit Madeira

No Cortejo Trapalhão, que acontece dia 13, pode contar com muitas sátiras sociais e políticas.

O programa de festejos destaca, ainda, o Carnaval das Crianças, que acontece na sexta-feira com a participação de cerca de mil “pequenos foliões”, bem como o Carnaval Solidário, no mesmo dia, promovido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, que decorre entre a Sé Catedral e o Jardim Municipal.

Além dos desfiles, não deixe de provar as ponchas, o vinho da Madeira e as espetadas à moda local.

Fonte: www.tempo.pt

Crédito da imagem: Câmara Municipal de Ovar