Para garantir a segurança de munícipes e turistas, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Defesa Civil do Município, realizou vistorias nos acessos aos mirantes das Galhetas e Campina, na manhã da última quinta-feira.
O monitoramento se deve à época de chuvas frequentes, sobretudo no verão, e à operação do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), período em que as ações são intensificadas em áreas de encostas.
Os critérios utilizados pelos agentes da Defesa Civil se baseiam em três pilares: previsão meteorológica diária; leitura de dados de chuva, em tempo real; e vistoria de campo. O período chuvoso se estende de 1º de dezembro a 31 de março.
Como forma de prevenção, há um protocolo estabelecido com a Secretaria Municipal de Turismo para fechar os equipamentos, ao público, em dias de chuva forte, sendo reabertos logo após a vistoria, que acontece no mesmo dia. Se houver a necessidade de uma intervenção estrutural, a Secretaria de Municipal Planejamento é solicitada para as providências.
O geólogo da Defesa Civil de Guarujá, Carlos Adolfo, explica o que pode causar essas intervenções. “Água barrenta, árvores e rochas que caíram e cicatriz de deslizamentos são alguns dos indícios que monitoramos no mesmo dia em que ocorre a chuva.
Caso nenhum desses sinais seja identificado nos equipamentos, a visitação ao público é reaberta normalmente, pois não há risco à segurança dos visitantes”, explicou.
Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Guarujá