Estão a causar surpresa nos Estados Unidos as recentes palavras de Marcelo Rebelo de Sousa sobre Donald Trump.
Na quarta-feira, na Universidade de Verão do PSD, o Presidente da República afirmou que o homólogo norte-americano funciona hoje como um ativo soviético, ao favorecer a Federação Russa na guerra contra a Ucrânia.
Nas últimas horas, o tema foi alvo de análise na CNN Internacional, com o especialista em Defesa e Segurança Internacional, Seth Jones a usar expressões como “exagero” e “impressionante”.
Seth Jones diz que costuma ouvir este tipo de declarações de líderes europeus, mas em privado.
“É uma afirmação exagerada”, refere o comentador, que diz não haver qualquer evidência de que as afirmações do chefe de Estado português tenham fundamento.
“O líder máximo da maior superpotência do mundo, objetivamente, é um ativo soviético, ou russo. A nova liderança norte-americana tem favorecido estrategicamente a Federação Russa”.
Foram estas as palavras proferidas, na quarta-feira, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o homólogo norte-americano, Donald Trump, que tem vindo a tentar estabelecer-se como o principal mediador da guerra em curso entre a Rússia e a Ucrânia.
Fonte: www.observador.pt
Crédito da imagem: Nuno Veiga / Lusa