Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cubatão celebra Agosto Dourado com ações de conscientização sobre amamentação

Em celebração ao Agosto Dourado, campanha que reforça a importância do aleitamento materno, a Secretaria de Saúde de Cubatão promoveu uma série de atividades nas 18 unidades de saúde do município ao longo do mês.

As ações incluíram rodas de conversa, palestras e atendimentos em grupo, com a participação de médicos, enfermeiros e equipes multidisciplinares, visando informar e fortalecer os laços entre mães, gestantes e as unidades de saúde.

O pontapé inicial ocorreu no dia 18, na Unidade de Saúde da Família (USF) Morro do Índio, com uma roda de conversa sobre Amamentação e Cuidados com o Recém-Nascido.

O evento reuniu 14 mães, acompanhantes e membros da comunidade, abordando temas como a importância do pré-natal, técnicas e benefícios da amamentação, saúde emocional, vínculo mãe-bebê e primeiros socorros ao recém-nascido.

O secretário de Saúde, Márcio Oliveira, esteve presente e destacou: “Informação de qualidade é uma forma de prevenção. O Agosto Dourado reforça a mensagem do aleitamento materno e a conexão com as unidades de saúde.”

Entre as ações já realizadas, também dia 18, a UBS do Centro Social Urbano (CSU) e a USF Vila Esperança II-Caic promoveram roda de conversa com gestantes, puérperas, lactantes e a comunidade, abordando o acompanhamento pré-natal e puericultura, benefícios da amamentação, mitos e verdades, além de oferecer degustação de chás para gestantes e lactantes.

No dia 19, a UBS Mário Covas realizou uma palestra em sala de espera, durante atendimentos de puericultura e pré-natal, com as médicas Tatiane Ferreira, Hellen Queiroz, Vana Dayse (ginecologista-obstetra) e Karina Moise (residente), além das enfermeiras Camila Acácio e Nayara Ferreira.

A atividade destacou os benefícios do aleitamento para a saúde do bebê e o vínculo mãe-filho, desmistificando romantizações e esclarecendo dúvidas.

Ações do dia 21 – Na última quinta-feira (21), as atividades do Agosto Dourado continuaram em diversas unidades:

USF Água Fria: No período da tarde, a pediatra Dra. Mariana e a enfermeira Elaine Alves conduziram uma roda de conversa com gestantes e puérperas, abordando a importância do aleitamento materno, mortalidade infantil, visita à maternidade e plano de parto.

USF Vila Natal: Às 13h, a enfermeira Thaís Fonseca, a médica Bárbara Ávila e a técnica de enfermagem Beatriz realizaram uma atividade focada na importância e orientações sobre o aleitamento materno, promovendo informação e acolhimento às participantes.

SEP (Serviço de Especialidades Pediátricas): A médica Dra. Adriana e a fonoaudióloga Luiza ministraram uma palestra sobre os benefícios da amamentação, reforçando sua relevância para a saúde do bebê e o vínculo com a mãe.
USF Vila Nova.

Às 8h, as enfermeiras Mayra, Roseli e Liliana, as médicas Victoria e Gabriela, a nutricionista Ana Beatriz e a odonto pediatra Priscila promoveram uma ação voltada para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, saúde mental das puérperas, políticas públicas para redução da taxa de mortalidade infantil, além de acolhimento nutricional e odontológico.

Programação Futura – As atividades do Agosto Dourado seguem até o final do mês. Confira a agenda:

– 25/8: USF Cota 200 (13h30);
– 26/8: USF Área 5 (9h30), USF Vila São José (13h);
– 28/8: USF Vale Verde (8h), USF Cota 95 (13h);
– 29/8: USF Ilha Caraguatá (9h).

Importância do Agosto Dourado – A campanha reforça a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de amamentação exclusiva até os 6 meses e continuada até pelo menos os 2 anos, mesmo após a introdução de alimentos sólidos.

Também destaca a “hora de ouro”, o momento logo após o parto que fortalece o vínculo mãe-bebê e auxilia na transição do recém-nascido para o ambiente externo.

Para o secretário Márcio Oliveira, “o incentivo ao aleitamento materno deve ser contínuo, mas o Agosto Dourado é uma oportunidade especial para ampliar a conscientização e fortalecer os laços comunitários”.

As ações em Cubatão seguem promovendo saúde, informação e acolhimento às famílias.

Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Cubatão