Cristiano Ronaldo tem quase 22 anos de carreira profissional e há pelo menos metade que a personalidade Cristiano Ronaldo se sobrepõe à imagem do jogador de futebol em si.
Especialista em marketing desportivo, Daniel Sá não está por isso surpreendido com a crescimento brutal do “ronaldoyoutuber”, que em duas semanas bateu recordes de seguidores nas redes sociais e chegou aos 59 milhões de subscritores.
O jogador vive ao mesmo tempo um bom período a nível desportivo. Ronaldo marcou dois golos que deram duas vitórias a Portugal na qualificação para a fase final da Liga das Nações, frente à Croácia (2-1) e Escócia (2-1), ultrapassando os 900 golos na carreira.
O número não é consensual. Dependendo da fonte o número varia, mas que passou os 900 em jogos oficiais isso é certo e até o próprio jogador falou sobre isso a seguir ao jogo com a Croácia, sendo felicitado pela FPF, UEFA e Real Madrid entre muitas outras entidades oficiais.
A meta dos mil golos parece difícil, tendo em conta que Ronaldo já tem 39 anos (vai fazer 40 em fevereiro de 2025), mas o capitão da seleção tem mostrado que para ele não há impossíveis, apenas objetivos e marcas a bater.
No entanto, mesmo que na seleção, por exemplo, tenha feito 80 dos 132 golos depois dos 30 anos, teria de jogar até 2027 (ano do final de contrato com o Al Nassr) e manter a veia goleadora para chegar aos 1000 golos. Isto porque demorou 1008 dias a marcar os últimos 100 golos.
Para Carlos Bruno, que o viu crescer no Sporting desde 1998 e assistiu ao seu desempenho dele já na Arábia Saudita, a “impressionante disponibilidade física” de CR7 deixa dúvidas sobre os limites do jogador.
“Quando vemos um jogo na televisão, a câmara segue a bola e, por vezes, só mostra o jogador em ação numa jogada, mas eu vi-o ao vivo durante época e meia e até eu me impressionava com o rendimento dele. Fizemos uns cinco jogos com o Al Nassr e alguns foram a prolongamento e ele nem uma cãibra, sempre com um nível físico e mental elevadíssimo”, contou o antigo preparador físico do Al Hilal de Jorge Jesus, antes de destacar a força mental de Ronaldo.
“Ele é supercompetitivo e tem mau perder. Das vezes que joguei com ele e ganhei, nem lhe apareci à frente, ele chorava e praguejava. Alguém que conquistou o que ele conquistou podia apenas ir tomar banho e ir para casa”, contou Carlos Bruno, que tem “a certeza” de que Ronaldo saberá o dia de acabar a carreira.
“Ele tem uma autoestima e um ego elevadíssimos e vai sentir o fim, mas o problema é que ainda sente que pode ter rendimento desportivo de alto nível e tem-no mostrado, o que torna difícil a alguém apontar o fim da carreira. Tenho a certeza de que o corpo vai dizer-lhe a hora de parar”, defendeu, confessando que lhe custou ouvir as críticas ao desempenho do capitão no Euro 2024.
E também não entende como alguém desvaloriza o que o avançado consegue por jogar num campeonato como o saudita, onde é marcado por alguns dos melhores defesas, como Koulibaly.
Influencer / YouTuber
Além dos 59 milhões de seguidores no YouTube em duas semanas, CR7 tem 638 milhões no Instagram (só a conta própria do Instagram supera a de CR7, e por pouco, com 672 milhões), 170 milhões no Facebook e 112 milhões no X. E chegará aos mil milhões de seguidores nas redes sociais em breve, tendo agora 979 milhões.
Algo que não surpreende Daniel Sá: “Ronaldo deixou de ser apenas uma estrela do futebol a meio da carreira. Ou seja, há uma década que a personalidade Cristiano Ronaldo supera o Cristiano Ronaldo jogador de futebol. Ele saltou dos relvados para a esfera mediática global e lidera rankings de personalidades a nível mundial há mais de dez anos. Não me surpreende esta versão Ronaldo YouTuber.”
Se em 2011, data da primeira edição do estudo do IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) sobre a marca CR7, o valor era de 24,5 milhões de euros, em 2017 já chegava aos 120 milhões e em 2022 ultrapassaria os €200 milhões, segundo o diretor-executivo do IPAM, entidade que entretanto deixou de estudar o valor da marca do capitão da seleção, que segundo Daniel Sá soube potenciar o fim de carreira como nenhum outro atleta, lançando bases para o pós-carreira.
“Ele gosta do mediatismo que tem. Ao contrário de Lionel Messi, que é uma personagem mais envergonhada mediaticamente, Ronaldo gosta da exposição que tem e tem sido muito audaz ao confiar em quem consegue potenciar as suas inúmeras valências como personalidade”, defendeu o especialista, que apenas se surpreende pelo facto de o jogador do Al Nassr conseguir fazer as duas coisas – ser jogador e influencer – ao mesmo tempo.
Ter conteúdo para alimentar 100 milhões de seguidores não será um problema pela simples razão que CR7 já não é só e apenas o melhor da história ou um dos melhores, mas uma marca de sucesso que resolveu vestir a pele de influenciador antes de acabar a carreira de futebolista.
“O melhor exemplo para mostrar que o fim da carreira não será problemático é o de Michael Jordan, que já deixou de jogar na NBA há uns 15 anos e as receitas da sua marca não param de crescer e a marca continua a ser explorada e ele continua a ser objeto de interesse”, lembra Daniel Sá.
Ronaldo não é, por isso, apenas sinónimo de golos, é também uma garantia de milhões de euros. O canal no YouTube que já tem 59 milhões de subscrições renderam-lhe 200 milhões de euros em acordos comerciais.
Há muito que Ronaldo se tornou uma máquina de fazer dinheiro, mas os investimentos têm crescido e diversificado de forma abismal nos últimos anos.
A empresa CR7 SA é detida a 99,9% pelo jogador e conta inclusive com Tiago Craveiro (ex-diretor geral da FPF e atual conselheiro da UEFA) como consultor desde 2023.
Segundo um artigo do Expresso na semana passada, na lista de investimentos está a parceria com o grupo hoteleiro Pestana, detendo participações consideráveis nos hotéis em Lisboa, Madrid, Nova Iorque , Marraquexe e Paris (abre em 2027).
Mais recentemente, CR7 tornou-se ainda o maior acionista individual (30%) da Medialivre e da Vista Alegre. E segundo a Forbes, tem uma fortuna avaliada em cerca de mil milhões de euros.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Gerardo Santos