O Presidente da República vai iniciar na quarta-feira, a partir das 10.00 horas, a audição aos diferentes partidos políticos representados na Assembleia Autónoma da Madeira, de acordo com uma nota publicada no site da presidência.
Marcelo Rebelo de Sousa convocou igualmente o Conselho de Estado para o mesmo dia, mas às 18.00 horas.
Em causa estará a convocação de eleições regionais antecipadas no arquipélago.
O Presidente da República recuperou no início desta semana o poder de dissolver a Assembleia Legislativa da Madeira, depois de decorridos seis meses desde as eleições regionais de 24 de setembro, que a coligação PSD/CDS-PP venceu sem maioria absoluta.
O Governo Regional da Madeira está em gestão desde o início de fevereiro, depois de o presidente do executivo, o social-democrata Miguel Albuquerque, ter pedido a demissão do cargo após ter sido constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção no arquipélago.
Na sequência da exoneração de Miguel Albuquerque, formalmente aceite em 05 de fevereiro e que levou à queda do executivo PSD/CDS-PP, o representante da República, Ireneu Barreto, anunciou que iria manter o Governo da Madeira em gestão até o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, decidir se dissolve o parlamento madeirense.
Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal