Pesquisar
Close this search box.

Crise na Madeira. Marcelo marca Conselho de Estado para dia 17

“Na sequência da audição dos partidos políticos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, o Presidente da República decidiu convocar, nos termos constitucionais, o Conselho de Estado para o dia 17 de janeiro, pelas 15 horas”, refere o comunicado.

O Presidente da República viaja esta quarta-feira para os Estados Unidos para o funeral do antigo Presidente norte-americano Jimmy Carter, a ser realizado em Washington D.C.

O regresso a Lisboa está previsto para  sexta-feira e só depois, a 17 de janeiro, se realizará a reunião do Conselho de Estado

Ao DN, Belém já tinha sublinhado a formalidade e factualidade do processo – “O Presidente da República tem de convocar os partidos [reuniões que aconteceram esta tarde] e o Conselho de Estado antes de decidir sobre a dissolução da Assembleia Legislativa Regional” – travando assim, nomeadamente, as certezas do pré-anúncio de 9 de março, feito por Ireneu Barreto, Representante da República na Madeira, como sendo a data das Eleições Regionais antecipadas.

De todos os partidos, só o CDS não manifesta o argumento de eleições o “mais rápido possível” – apenas “nunca antes do Carnaval” -, porque tudo “vai depender da necessidade ou não de clarificações internas de alguns partidos”, referência a Miguel Albuquerque (PSD) e Paulo Cafôfo (PS).

O Presidente do Governo Regional da Madeira admitiu esta tarde que as Eleições Regionais possam ser marcadas para 16 de março.

Manuel António Correia, que quer disputar eleições internas no PSD-M e ser eleito líder do partido, já pediu, por duas vezes, ao “sr. Presidente da República” que acrescente “mês e meio ao período normal para estas situações” porque, sustenta, com “esse mês e meio a mais, nós conseguimos dar estabilidade à Madeira durante anos”.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: António Cotrim / Lusa