A CP (Comboios de Portugal) transportou mais de 100 milhões de passageiros em seis meses, atingindo um recorde absoluto no primeiro semestre de um ano.
“Estes resultados revelam o crescimento contínuo na procura pelos serviços oferecidos pela CP e confirmam a atratividade do comboio como uma solução de transporte segura, sustentável e acessível”, disse a empresa em comunicado.
A CP indica que o aumento registado é “transversal” à generalidade dos serviços. No entanto, destaque para o disparo de mais de 130% no serviço Regional com mais de 15 milhões de passageiros transportados.
O Intercidades subiu quase 50%, enquanto os urbanos de Coimbra registaram uma subida acima de 80%.
Os urbanos de Lisboa continuam a registar os valores mais elevados de passageiros: 68 milhões no primeiro semestre.
A companhia destaca o Passe Ferroviário Verde (PFV) como tendo uma “grande repercussão na transferência modal para o comboio, ao promover uma mobilidade acessível e sustentável, pelo valor de 20 euros mensais”, apontando para os disparos nos serviços Regional e Intercidades.
E salienta o alargamento do tarifário intermodal Andante aos comboios que circulam na Linha do Vouga, no percurso Espinho – Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), “com o objetivo de incentivar a utilização do transporte público de passageiros e promover a intermodalidade”.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal