Pesquisar
Close this search box.

Costa esteve na final da Liga Europa a convite da UEFA

António Costa explicou hoje as razões por que esteve na final da Liga Europa, para assistir à partida entre a Roma e o Sevilla, durante a viagem para a Moldova, um evento que não constava na agenda oficial do primeiro-ministro, apesar de este ter informado Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com informação enviada à comunicação pelo gabinete de António Costa, o primeiro-ministro esteve na final da Liga Europa, a 31 de Maio, a convite da UEFA. Durante a partida, António Costa ficou sentado ao lado de Viktor Orbán por tratamento protocolar.

“No dia 31 de maio, o primeiro-ministro viajou para Chisinau (Moldova) para participar na Cimeira da Comunidade Política Europeia, que teve lugar na manhã seguinte”, pode ler-se na nota enviada às redacções.

“Tendo concluído atempadamente os seus compromissos oficiais em Portugal, e situando-se Budapeste na rota para Chisinau, o primeiro-ministro teve oportunidade de fazer uma escala nessa cidade, correspondendo ao convite que lhe tinha sido endereçado pelo presidente da UEFA para assistir ao jogo da Final da Liga Europa”.

O primeiro-ministro ficou ao lado de Viktor Orbán – o que mereceu críticas e pedidos de esclarecimentos de vários partidos – devido ao “tratamento protocolar adequado” dado pela UEFA. António Costa acrescenta ainda que “mantém naturalmente relações de trabalho” com o homólogo húngaro.

Marcelo Rebelo de Sousa desvalorizou o caso, considerando não ver qualquer “problema político específico” na paragem de António Costa, em Budapeste, para ir ver um jogo de futebol, quando viajava para participar na II Cimeira da Comunidade Política Europeia.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal