O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira “medidas de apoio e recuperação dos danos causados pelos incêndios de 16 a 19 de setembro”, disse ao DN fonte do Governo.
As medidas em detalhe serão apresentadas no briefing do Conselho de Ministros no Campus XXI pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, segundo a Lusa.
Na quarta-feira à noite, no programa “Grande Entrevista” na RTP3, o ministro Castro Almeida anunciou que o Governo iria adiantar, desde já, 100 milhões de euros para dar liquidez às comissões de coordenação e desenvolvimento regional, de forma a suportar as despesas mais imediatas até ao final do ano.
Na mesma ocasião, Castro Almeida disse que este adiantamento deve chegar ao terreno dentro de duas a três semanas.
Nove pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas em consequência dos incêndios que atingiram na passada semana sobretudo as regiões Norte e Centro de Portugal.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil contabilizou oficialmente cinco mortos nos fogos.
Os incêndios florestais consumiram, entre os dias 15 e 20 de setembro, cerca de 135.000 hectares, totalizando este ano a área ardida em Portugal quase 147.000 hectares, a terceira maior da década, segundo o sistema europeu Copernicus.
Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Paulo Novais / Lusa