Pesquisar
Close this search box.

Conheça a agenda de três dias do primeiro-ministro português em Angola

Uma Angola com 22 graus e céu nublado recebe Luís Montenegro, o primeiro-ministro português que aceitou o convite de João Lourenço em Lisboa, por ocasião das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Montenegro, hospedado no reputado Hotel Intercontinental, inicia a vista esta terça-feira com uma cerimónia de deposição de coroa de flores no Memorial Agostinho Neto, seguindo-se um encontro com João Lourenço na Cidade Alta, primeiro em privado e depois com as respectivas comitivas.

Após o almoço com o presidente de Angola, está programada uma visita à Escola Portuguesa de Luanda e à Fortaleza de São Miguel, seguindo-se, a fechar o dia, uma recepção à comunidade portuguesa com a atuação do cantor e compositor angolano Toty Sa’Med (TBC).

Depois de um primeiro dia mais centrado na parte social, o segundo é focado no lado económico. Visita a duas empresas portuguesas,  a bracarense Powergol, focada na área da energia e equipamentos elétricos e a Refriango, empresa líder na produção de bebidas no país.

A tarde será dedicada à FILDA, hoje inaugurada, com passagem prioritária pelos stands portugueses e encerramento do Fórum de Negócios Angola-Portugal, este ano dedicado ao setor agroalimentar.

Com regresso marcado para quinta-feira ao final do dia, Luis Montenegro desloca-se ainda a Benguela para conhecer a fundo o projecto Corredor do Lobito e o seu impacto na economia nacional.

Esta é, ate então, a maior visita do primeiro-ministro português desde que tomou posse e completa um ano desde que o anterior PM António Costa visitou Angola e o consequente reforço da linha de crédito entre os países de 1,5 para dois mil milhões de euros.

Fonte e crédito da imagem: www.forbesafricalusofona.com