Pesquisar
Close this search box.

Concurso para técnicos superiores do Estado tem 3.700 vagas

Governo autorizou, esta terça-feira, a abertura do concurso para o recrutamento de mais de 3.700 trabalhadores destinados a funções de técnicos superiores e outros licenciados. Segundo o Executivo de Costa, numa das suas últimas movimentações, este recrutamento faz parte do mapa anual consolidado para a abertura de concursos no presente ano.

“Esta autorização teve em conta a informação estatística sobre emprego público relativa a saídas, nomeadamente as aposentações e reformas, ocorridas nos anos transatos e aquelas que se encontram previstas para o corrente ano; a informação prestada pelos órgãos e serviços durante a preparação do Orçamento do Estado para 2024; e auscultação das diferentes áreas governativas”, disse a presidência do Conselho de Ministros.

É dito ainda que o preenchimento dos postos de trabalho autorizados será efetuado, quando esteja em causa um perfil correspondente às características pedidas, por “recurso às reservas de recrutamento que venham a ser constituídas no âmbito do procedimento concursal centralizado em curso e, na impossibilidade de recurso ao recrutamento centralizado para satisfação de necessidades identificadas, através de procedimentos concursais comuns”.

A presidência do Conselho de Ministros esclareceu que os recrutamentos autorizados “abrangem apenas” carreiras de grau de complexidade funcional três, “estes não esgotam todo” o recrutamento de trabalhadores destinados a “satisfazer as necessidades” dos órgãos e serviços.

“Assim, podem os mesmos vir a ocorrer para além dos limites fixados, mediante avaliação e as autorizações legalmente necessárias”, acrescentou a presidência do Conselho de Ministros.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal