Concerto reuniu 40 mil pessoas pela música e solidariedade

Cerca de 40 mil pessoas passaram pelo recinto junto ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa para assistir ao ‘Concertamos Juntos’, um concerto solidário que transformou Leiria num palco de união, música e apoio à comunidade.

Desde o início da tarde deste sábado (23), famílias, grupos de amigos e visitantes de várias idades foram enchendo o espaço, num ambiente marcado pela partilha e pelo espírito solidário que motivou toda a iniciativa.

O evento teve caráter gratuito, uma vez que os artistas envolvidos não cobraram qualquer ‘cachet’ pela atuação, reforçando o caráter solidário da iniciativa.

Promovido pela Vodafone Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a Repsol e as produtoras Ritmos e MOT – Memories of Tomorrow, o concerto teve como objetivo apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin no concelho, bem como homenagear a resiliência dos municípios atingidos.

O projeto integrou ainda uma vertente solidária mais ampla, com concertos realizados em Lisboa e no Porto, cujas receitas reverteram integralmente para a Cáritas Diocesana de Leiria.

No total, estas iniciativas permitiram angariar cerca de 120 mil euros, destinados ao apoio à reconstrução de habitações e à reposição de bens essenciais nas zonas afetadas pela passagem da depressão Kristin pelo concelho. O espetáculo ‘Concertamos Juntos’ organizou ainda um momento de homenagem aos municípios afetados, reforçando o espírito de união e recuperação que marcou todo o evento.

O cartaz reuniu nomes conhecidos da música portuguesa, com atuações de Tony Carreira, Cuca Roseta, Agir, Calema, Plutónio e Kura. A presença de Bárbara Bandeira estava prevista, mas a artista acabou por não atuar por motivos de saúde.

Um dos momentos mais marcantes da tarde aconteceu durante a atuação de Cuca Roseta, que apresentou ao público uma música original escrita em homenagem a Leiria e aos municípios afetados.

A fadista dedicou a canção à força e resiliência das populações, num registo profundamente emotivo, que culminou com um excerto da letra que ecoou pelo recinto: “Vamos reerguer a nossa Leiria, Leiria nunca se vai render”, numa mensagem de esperança e de reconhecimento pela garra da comunidade perante a adversidade.

Tony Carreira protagonizou um dos momentos mais participados do evento, enquanto Calema e Plutónio levaram o público mais jovem junto ao palco.

Já o encerramento ficou a cargo do leiriense Kura, que transformou o recinto numa autêntica pista de dança.

Ao longo do dia, o público também passou pela ‘Praça da Gastronomia’ dinamizada por várias associações locais que asseguram o seu funcionamento todos os fins de semana, feriados e também no dia do jogo entre Portugal e Nigéria, a 10 de junho, prolongando-se a atividade até 14 de junho.

Fonte e crédito da imagem: Diário de Leiria / Portugal