Pesquisar
Close this search box.

Comitê vai elaborar estratégias para alavancar economia no Centro de Santos

Com a finalidade de alavancar o comércio no Centro de Santos, um comitê será criado nos próximos dias com o objetivo de elaborar estratégias e demandas específicas para a área.

O plano foi definido nesta segunda-feira no Paço Municipal, durante encontro em que o prefeito Rogério Santos apresentou os projetos em andamento na região aos comerciantes.

“Ninguém melhor do que os que trabalham aqui (no Centro) diariamente para nos dar o norte do que devemos fazer ou não”, disse o chefe do Executivo. “Queremos compartilhar ideias, buscar soluções”. O grupo será integrado por lojistas, sindicatos do setor, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e representantes da Administração.

Segundo o prefeito, o principal meio para possibilitar o desenvolvimento econômico da região está definido: ocupação ordenada. “É uma construção, não dá pra fazer nada da noite pro dia. Mas estamos avançando nesse sentido: estamos aqui para mudar o perfil do Centro com novas moradias”.

Rogério Santos destacou que, com o avanço na habitação dos bairros do perímetro — entre o Valongo e Paquetá —, novos empreendimentos surgirão naturalmente. “É um efeito em cascata: com mais gente vivendo no lugar, farmácias, padarias e outros serviços vão se instalar nas proximidades, estimulando a economia local”.

Ele citou que a chegada da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) à região trouxe 1.500 alunos. “A reitoria nos informou que pretende contar com habitação para os estudantes”. Também falou sobre os dois empreendimentos e quatro retrofits recém-instalados.

Com a finalidade de expandir os já tradicionais eventos para mais vias do Centro, o prefeito revelou que o Festival Geek 2023 não ficará localizado apenas no Valongo: “Vamos montar atividades em outras ruas, como a Amador Bueno. Isso traz mais movimento para o comércio dos arredores”.

Na avaliação do diretor do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos) Carlos Renato Fernandes, a aposta da Administração na revitalização da área central é louvável: “A existência desse comitê já significa um compromisso de todos os envolvidos para que o Centro possa prosperar e evoluir”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Carlos Nogueira / PMS