A Comissão Europeia já aprovou o novo programa operacional regional Alentejo 2030, que vai vigorar até 2027, anunciou esta quinta-feira a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
Segundo adianta a CCDRA em comunicado enviado ao ‘Correio Alentejo’, o novo programa, que sucede ao Alentejo 2020 e tem uma dotação total de 1.104 milhões de euros, surge “depois de um intenso ano de negociações” com a Comissão Europeia e pretende responder aos “grandes desafios estratégicos regionais”.
Entre estes estão a “demografia e excelência dos serviços de suporte”, a “sustentabilidade territorial e dos seus recursos”, a “especialização inteligente e competências”, a “valorização económica dos recursos e ativos”, a “qualificação dos subsistemas territoriais” e a “governação e ação coletiva regional”.
A CCDRA acrescenta que a programação do novo programa operacional “é feita em torno dos cinco objetivos estratégicos da União Europeia”, nomeadamente “uma Europa mais inteligente, mais verde, mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos”.
No comunicado, a CCDRA diz estimar que, “no início de 2023, possam ser abertos os primeiros avisos para empresas” e “se comece a fazer a negociação nas regiões, nomeadamente a contratualização com as comunidades intermunicipais”.
Fonte e crédito da imagem: Correio Alentejo / Portugal