Guarujá recebeu mais de 1 milhão de visitantes na noite de Réveillon. Turistas e munícipes puderam aproveitar a queima de fogos, que teve 15 minutos de duração em quatro pontos do Município, para comemorar a chegada do novo ano.
Devido às condições meteorológicas e seus efeitos na maré, o espetáculo na Praia de Pitangueiras, que utilizaria quatro balsas, foi cancelado.
O show pirotécnico ocorreu em quatro pontos e iluminou o céu da Cidade com várias cores. As estruturas montadas no Mirante da Campina (que divide as praias de Pitangueiras e da Enseada), na Praia do Perequê e nas praças 14 Bis (Vicente de Carvalho) e Mário Covas (Morrinhos), garantiram a festa da população em celebração ao início de 2024.
O secretário municipal de Turismo, destaca que além de proporcionar um espetáculo bonito e agradável, o principal objetivo da Prefeitura é trazer essas atrações com segurança.
“Atendemos a recomendação da Capitania dos Portos e cancelamos o show pirotécnico que ocorreria na Praia de Pitangueiras. As más condições meteorológicas e implicações na dinâmica da maré colocavam em risco a segurança das balsas que sustentariam os fogos de artifício região”, explicou.
A Administração Municipal ressalta ainda que não houve prejuízo com relação à queima de fogos e que o material referente às quatro balsas será utilizado numa próxima data a ser definida.
88 toneladas
A Prefeitura de Guarujá realizou um mutirão de limpeza na primeira madrugada do ano. O serviço, realizado pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), recolheu 88 toneladas de resíduos, entre 3 e 7 horas do primeiro dia do ano.
Os números são a somatória das seis principais praias da Cidade: Pitangueiras, Astúrias, Enseada, Guaiuba, Tombo e Pernambuco.
Ao todo, foram 480 colaboradores da Seurb que realizaram a coleta. Ao amanhecer, as praias já estavam prontas para receberem os banhistas, que puderam aproveitar o primeiro dia do ano na Pérola do Atlântico.
A Praia do Perequê foi a única que teve o serviço feito após o amanhecer, às 7 horas, e não entrou para os dados registrados.
Segurança e fiscalização
Para garantir a segurança, a Prefeitura ampliou as ações de patrulhamento, fiscalização e ordenamento no Município durante a queima de fogos.
Foram mais de 500 agentes de segurança envolvidos em diversos pontos da Cidade, contando com a atuação de 436 policiais militares que vieram para Guarujá no último dia 18 e estão trabalhando na Operação Verão, do Governo do Estado.
Plantão Unidades de Saúde
Algumas unidades da rede de Atenção Básica e especialidades funcionaram em esquema especial, com plantão médico, de sábado (30) a segunda-feira (1º), das 7 às 22 horas. As Usafas Cidade Atlântica e UBS Pae Cará realizaram atendimento infantil, com pediatras de plantão.
As Usafas Vila Rã, Jardim Las Palmas e o Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE) ficaram abertos, com clínicos gerais, equipes de enfermagem e profissionais de recepção.
Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto-Socorros (PSs) Dr. Matheus Santamaria – UPA Rodoviária (Santo Antônio), Vicente de Carvalho (Pae Cará), Aníbal Arden dos Reis (Perequê), Paulo Piasenti (Enseada) e Santa Cruz dos Navegantes funcionaram normalmente, com 24 horas de plantão.
Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Guarujá