Tradicional em Santos e com programação ampliada em 2025, a Campanha Outubro Rosa foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (6), em solenidade na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal (Centro Histórico).
evento, que marcou o início das ações de reforço à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, também contou com a entrega do Prêmio Mulher Santista – Gilze Francisco à Associação Santa Isabel de Combate ao Câncer (ASI).
Instituído em 2022, o prêmio reconhece pessoas e instituições que se destacam na defesa dos direitos das mulheres. A honraria leva o nome da enfermeira Gilze Francisco, idealizadora do Outubro Rosa em Santos, em 2007, tornando o Município pioneiro no Brasil a aderir ao movimento. Gilze presidiu o Instituto Neo Mama e faleceu em 2021, vítima da covid-19, deixando um legado de mobilização em prol da saúde da mulher.
Homenageada da noite, a ASI foi escolhida por comissão avaliadora. Criada na década de 1990, a entidade iniciou seu trabalho apoiando pacientes oncológicos na Santa Casa e, ao longo dos anos, expandiu a atuação para hospitais, policlínicas e outras unidades.
Com o apoio de 50 voluntários e doações, desenvolve ações que vão do acolhimento ao preparo de enxovais para gestantes em situação de vulnerabilidade, doação de próteses mamárias externas, orientação sobre serviços públicos de saúde e visitas a pacientes com doenças crônicas.
“A grande diferença de Santos está no DNA de sua cultura, na caridade, na responsabilidade social e no olhar para o próximo. Hoje, homenageamos um projeto fantástico, que cuida de 53% da nossa população – as mulheres – que participam de forma tão entusiasta em diversos aspectos da sociedade”, destacou o prefeito Rogério Santos.
Ao receber o prêmio, a presidente da Associação Santa Isabel, Susie Gusmão, ressaltou a trajetória da instituição.
“É uma honra imensa receber esse troféu, especialmente pelo nome de Gilze, que tanto fez por nós, mulheres, e pela luta contra o câncer de mama. Ver esta sala cheia me deixa com o coração aquecido, ao lembrar dos 28 anos de trabalho que realizamos, sempre com o propósito de levar esperança, amor e carinho com a ajuda de parceiros e amigos.”
PREVENÇÃO E CUIDADO
Durante a campanha, a Secretaria de Saúde (SMS) amplia a oferta de exames, disponibilizando mil vagas extras para mamografias na rede municipal entre outubro e novembro. Mulheres a partir de 40 anos podem procurar a equipe de enfermagem da policlínica de referência para agendar o exame.
Também fazem parte das ações a coleta anual do exame preventivo (Papanicolau) para mulheres que já iniciaram a vida sexual, realizada nas policlínicas, e a vacinação contra o HPV – principal causador do câncer de colo do útero – disponível para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
“Este é um mês de conscientização em que precisamos ampliar nossa capacidade diagnóstica. Agora, mulheres entre 40 e 49 anos também têm acesso à mamografia. O diagnóstico precoce é essencial, e precisamos reforçar o diálogo com a sociedade”, afirmou o secretário de Saúde, Fábio Lopez.PROGRAMAÇÃO
A edição 2025 terá programação ampliada. O Dia D do Outubro Rosa, em 18 de outubro, contará com policlínicas abertas e três postos de vacinação itinerantes.
No dia seguinte (19), ocorrem dois eventos tradicionais: a 14ª Caminhada Outubro Rosa, promovida pelo Instituto Neo Mama, com concentração às 10h na Praça Vereador Luiz La Scala (Aquário), e o 4º Pedal ZN Bikers Outubro Rosa, que sairá da Praça do Surfista (canal 2) também às 10h, em direção à Praça do Aquário. Ambos são abertos ao público.
Segundo a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa, a programação foi construída de forma integrada.
“Cada atividade deste mês é especial porque reúne diversas pastas municipais em uma grande gestão coletiva. Sabemos que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo, por isso precisa ser pautado com seriedade e em todas as suas vertentes.”
A agenda completa pode ser consultada em www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/outubro-rosa-2025.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Carlos NOgueira / PMS