Nilton Sergio
Pela primeira vez, Santos recebe um dos mais relevantes eventos do setor cafeeiro do mundo. Até esta quinta-feira, o 24º Seminário Internacional do Café envolverá aproximadamente 700 pessoas de mais de 20 países, no Blue Med Convention Center (Ponta da Praia), em painéis com novidades do segmento, composto por nomes renomados do mercado internacional.
A Prefeitura de Santos realiza programação de lazer alusiva ao evento, no fim de semana, no Centro Histórico (leia mais abaixo).
Organizado pela Associação Comercial de Santos (ACS), o evento foi aberto nesta terça à noite em uma solenidade no centro de convenções. De acordo com o presidente da ACS, Mauro Sammarco, trata-se de uma edição histórica, a maior já realizada.
“Depois de 52 anos, o evento acontece em Santos, que tem o maior Porto da América Latina, o Santos Futebol Clube, o Pelé e o café do Brasil. O crescimento da produção, no século 19, gerou grande desenvolvimento para o Município, que se tornou a principal praça de comércio cafeeiro do país, impulsionando o crescimento local”.
O prefeito Rogério Santos destacou, em seu discurso, o orgulho da Cidade em receber o evento. Para ele, o seminário é importante por tudo o que proporciona para o ambiente de negócios e o desenvolvimento da indústria do café. “Também é significativo por resgatar a história do grão e sua relação com a Cidade, que tem o Porto que mais exporta (este tipo de grão) no planeta”.
A abertura do seminário também contou com a participação de diversas outras autoridades federais, municipais e representantes de diversos segmentos da iniciativa privada.
Painéis
Os painéis do seminário ocorrerão em um palco arena totalmente integrado aos demais espaços do evento, com salas de reuniões, estandes e muitos espaços destinados a networking.
A programação inclui questões mercadológicas e de práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente. A diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira, a primeira mulher a ocupar o cargo na entidade, será uma das palestrantes e discorrerá sobre sustentabilidade no café e economia circular.
O cronograma inclui ainda um painel dedicado ao Regulatório/ESG, onde especialistas vão comentar o fluxo do comércio global em tempos de ESG (padrões e boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa) e a importância de se trabalhar em áreas não desmatadas. Inovação também será tema do Seminário, e os palestrantes abordarão o uso da Inteligência Artificial (IA) na agricultura.
Estão programados debates entre diretores-executivos de grandes empresas do setor, como Teddy Esteve, do Grupo Ecom, Ben Clarkson, da Louis Dreyfus Company (LDC) e Trishul Mandana, da Volcafé, analisando produção e demanda. Já sobre o futuro da cafeína, trarão projeções: Giuseppe Lavazza, chairman da Lavazza, empresa italiana considerada uma das maiores da Europa; Cyrille Jannet, da americana Keurig Trading; Francisco Gómez, CEO da divisão de café da Colcafé.
Infraestrutura e Marketing também serão pautas de painéis — neste último, o publicitário santista que preside o McCann Worldgroup, Hugo Rodrigues, é quem vai estar diante da plateia. Ricardo Amorim, considerado o economista mais influente do Brasil pela Revista Forbes, também participará do evento.
O Seminário
O Seminário acontece desde 1972, tendo sido, até aqui, sempre realizado em Guarujá. O objetivo deste encontro de negócios bienal, reconhecido como o mais tradicional do setor cafeeiro no Brasil, é promover a interação entre profissionais e executivos do setor, permitindo troca de experiências e acerto de parcerias comerciais.
O evento tem o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), MSC, Stonex, Serasa Experian, Nucoffee, Agridrones e Cooxupé.
Clique aqui e confira a programação completa
Mais informações em https://www.seminariocafesantos.com.br/.
Mini Santos Café garantirá programação de lazer no Centro Histórico
A programação de lazer do festival ficará a cargo do Santos Café Pocket, evento organizado pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia e Criativa (Seectur), sábado (25) e domingo (26), no Centro Histórico.
Trata-se de uma versão reduzida do tradicional Festival Santos Café – que neste ano será realizado de 6 a 9 de julho – e também comemora o Dia Nacional do Café (24 de maio). Suas atrações estarão no bulevar da Rua XV de Novembro e Museu do Café. Entre elas degustação e venda da bebida, atrações musicais, oficinas, cerveja artesanal, lazer para as crianças e walking tour.
Clique aqui e veja a programação completa.
Leia também: Seminário Internacional do Café garante aumento na ocupação hoteleira santista
Fonte: Nilton Sergio / Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Isabela Carrari / PMS