O Réveillon 2025 misturou a força do rock com a sutileza de uma orquestra sinfônica e uniu os milhares de efeitos visuais do show pirotécnico a um milhão de sorrisos do público que lotou os sete quilômetros da orla santista.
Mais uma vez, Santos mostrou porque é uma das maiores festas de ano novo do País, que atrai cada vez mais a atenção do público.
“Nosso Réveillon é uma festa que no começo era feita para família santista, mas que pela sua beleza e importância ganhou repercussão até internacional, reunindo um milhão de pessoas”, disse o prefeito de Santos, Rogério Santos, que esteve no palco montado na Praia do Gonzaga para acompanhar a festa.
A zero hora desta quarta-feira (1º), os fogos de artifícios transformaram o céu da orla praia em uma grande tela, onde pôde se ver formas geométricas, corações, os anéis de saturno, e efeitos que iluminaram os 14 primeiros minutos do Ano Novo.
Todos os artefatos utilizados no show pirotécnico eram de baixo ruído, conhecidos como ‘fogos de vista’, que produzem efeito principal nas cores e brilhos, e emitem impacto sonoro secundário.
Para ampliar o conforto sonoro de pessoas que possuem hipersensibilidade auditiva, a Prefeitura de Santos também distribuiu, desde o último dia 18, abafadores de ruido pela iniciativa Protesom.
Desde então, cerca de 400 dispositivos foram distribuídos para pessoas moradoras de Santos que comprovaram essa necessidade.
“Esta ação vai valer não apenas para o Réveillon, mas também ao longo do ano, para que todas as pessoas que possuam hipersensibilidade tenham a oportunidade de curtir nossos eventos com mais conforto e segurança”, destaca o secretário de Cultura, Rafael Leal.
CLÁSSICOS DO ROCK
Relembrando o sucesso do Réveillon de 2019, o show ‘Clássicos do Rock’ agitou o público com 85 minutos de sucessos nacionais e internacionais. Sob regência do maestro Luís Gustavo Petri, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) se aliou a uma banda de rock formada pelos músicos Cristopher Clark (voz), Rick Machado (bateria), Mauro Hector (guitarra) e Rodrigo Girão (baixo), executando repertório que contou com canções como ‘By The Way’ (Red Hot Chili Peppers), ‘Smell Like the Spirit’ (Nirvana), ‘The Wall’ (Pink Floyd), ‘Bete Balanço’ (Barão Vermelho), ‘Hey Jude’ (Beatles) e ‘Back in Black’ (AC/DC).
Ao longo destes seis anos, o show ‘Clássicos do Rock’ ganhou um público cativo que o segue a cada apresentação. Este o caso da estudante de São Vicente, Nayara Santos, que viu o espetáculo pela quarta vez. “Não tem jeito melhor de curtir o Réveillon se não for ouvido rock’n’roll”.
Curtindo a festa em família pela primeira vez, a psicóloga paulista Cynthia Yamamoto elogiou o clima do evento. “Acho que nunca vi tanta gente junta, mas tudo aqui bem seguro e bonito. É difícil dizer do que mais gostei, pois adoro rock, mas não tem como explicar a sensação de ver os fogos de pertinho”.
No encerramento das apresentações do Réveillon, a Banda Feel Good, acompanhada pela cantora Simone Ancelmo e do cantor Gibi Wagner, subiu ao palco da Praia do Gonzaga para deixar o público ainda mais animado, e gostinho de ‘quero mais’. Agora, basta contar os próximos 364 dias, para viver as emoções da próxima festa de Ano Novo.
Passageiros de cruzeiro se encantam com a queima de fogos
Um show de luzes e cores que dificilmente sairá da memória de centenas de turistas de todo o Brasil. Pela primeira vez na história, um navio de passageiros fundeou na barra de Santos para acompanhar o espetáculo da queima de fogos do Ano Novo santista.
O Costa Pacífica, com capacidade para mais de 3,7 mil passageiros, fez a parada na orla da Cidade durante cruzeiro de Réveillon que passa pelo Rio de Janeiro e Santa Catarina, após parceria da agência de navegação italiana e a Prefeitura.
Antes das 22h de terça-feira (31), os passageiros, a maioria vestindo branco e amarelo, se concentraram nos espaços laterais do navio, principalmente nos decks mais altos, na expectativa de ver o show pirotécnico das balsas estacionadas no mar, alguns quilômetros à frente.
Após os fogos, o passageiro Eder Rossi, morador de Santo André, se disse totalmente surpreso. “Foi lindo demais, o Rio de Janeiro que se cuide, foi uma grata surpresa a parada aqui”. Leonardo Boname, de São Paulo, disse que a parada para os fogos de Santos foi maravilhosa. “Foi fantástico, um show mesmo, inesquecível. Está tudo perfeito, não tinha lugar melhor para parar”‘.
DIVULGAÇÃO
Falando sobre o fundeio do navio para os fogos, o prefeito Rogério Santos destacou que a Cidade passa, agora, a seguir o exemplo das principais capitais turísticas do mundo. “É uma ação extremamente importante para divulgar Santos não só no Réveillon, mas em toda a temporada, em todas as estações do ano”.
Tendas animam santistas e turistas na Virada
O clima de alegria e expectativa pela chegada de 2025 também tomou conta das tendas de verão. Com programação até o dia 4 de março, os espaços na orla santista tiveram programação especial na noite de terça-feira (31), com atrações musicais das 21h às 2h.
Na tenda 1 (Pompeia), a animação ficou por conta da banda Oscar Guzella, que embalou o público com canções de flashback e ritmos que contagiaram todas as idades. Na tenda 2 (Gonzaga), o conjunto Oficina 1 colocou a galera para dançar com seus ritmos dançantes. Já na tenda 3 (Boqueirão), a Banda Pride foi a responsável por animar santistas e turistas.
Ao som de diversos sucessos nacionais e internacionais, o público celebrou o último dia de 2024 com muita diversão e otimismo para o novo ano que se avizinha.
“Eu e a minha família passamos o Réveillon em Santos há 40 anos. Essa cidade é maravilhosa e adoramos a tenda de Ano Novo. Já frequentamos esse espaço em muitos carnavais. Agora é mais uma opção para o público se divertir antes da chegada do novo ano”, ressaltou a dona de casa Sônia Husseim, moradora de Bauru (SP), que esteve acompanhada pela nora Roberta Alexandre e a amiga Regina Rodrigues.
Quem também se divertiu foi a moradora de Rio das Pedras (SP), Mariana Meira. Passando o Réveillon em Santos pela terceira vez, a podóloga arriscou diversos passos ao lado da filha Manuela, de 6 anos. E aprovou a iniciativa da tenda de verão durante a festa de Ano Novo.
“Chegamos cedo para aproveitar ao máximo. A Manuela adora dançar e já estamos nos divertindo. Mais tarde iremos colocar o pé na areia para curtir o show dos fogos”.
A programação do ‘Santos Verão 2025’ seguirá a partir de quinta (2) e terá mais de 500 atrações culturais.
O Réveillon 2024 foi uma realização da Prefeitura de Santos, com apoio do Santos Convention & Visitors Bureau e patrocínio da Terracom Construções.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Carlos Nogueira, Raimundo Rosa e divulgação.