Pesquisar
Close this search box.

Com espetáculos de Portugal, Mirada tem início em Santos. Confira a programação

O Mirada (Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas) chega à sua sétima edição. A mostra bienal realizada pelo Sesc São Paulo acontece de 5 a 15 de setembro de 2024, ocupando o Sesc Santos e diversos espaços da cidade, como o Centro Cultural Português.

A programação reúne 33 espetáculos, além de atividades formativas, shows, instalação imersiva e o Mirada Pro – encontro de programadores e diretores de festivais de artes cênicas nacionais e estrangeiros.

O festival apresenta a produção contemporânea de países da América Latina, da Espanha e de Portugal, trazendo à cena uma diversidade de linguagens, temáticas e corpos.

O país homenageado, desta vez, é o Peru. Dando foco a novos e renomados criadores, além de discussões sobre identidade, realidades, crises sociais e políticas, são apresentados onze trabalhos peruanos, sendo oito espetáculos e três obras musicais e performativas.

Há ainda produções da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, vistas pela primeira vez no Brasil, além de estreias e peças nacionais.

Em conexão com as obras apresentadas durante o Mirada, as Atividades Formativas buscam fomentar o pensamento crítico por meio de uma série de ações voltadas à troca de conhecimento e à reflexão.

Na edição 2024, essa programação foi concebida pelos curadores convidados Márcio Abreu e Cristina Moura, junto à equipe do Sesc, e traz sete conjuntos programáticos, guiados pela ideia de encontro e pelo desenho curatorial do festival.

Essa costura se dá em forma de oficinas, rodas de conversa, entrevistas públicas, laboratórios, compartilhamento de práticas, lançamento de livro e abertura de processo de um espetáculo.

As atividades têm o intuito de transbordar a experiência das artes cênicas para outros públicos e territórios da cidade, expandir a fruição e incentivar a participação de grupos sociais diversos, sempre em convivência com artistas, pensadores e fazedores de múltiplas linguagens.

Já a programação do Ponto de Encontro transforma as noites no Sesc Santos num espaço extensivo de fruição artística. Performances e shows peruanos definem a agenda pensada para um ambiente que celebra a diversidade e convida à troca de ideias.

Confira a programação em https://www.sescsp.org.br/mirada

Fonte e crédito da imagem: www.sescsp.org.br