Pesquisar
Close this search box.

Com autoridades portuguesas, Fórum Esfera 2024 é realizado na Universidade Santa Cecília

Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e disseminar conhecimento entre as comunidades, o Fórum Esfera(s) 2024 foi realizado na Universidade Santa Cecília (Unisanta) entre os dias 15 e 17 de agosto.

O evento contou com autoridades da Universidade e da Câmara Municipal de Coimbra, além de membros do Instituto Arte no Dique, funcionários da Prefeitura de Santos e profissionais das áreas de educação, arte e criação, além do presidente do Centro Cultural Português de Santos, José Duarte de Almeida Alves.

Com foco na reflexão e no diálogo de temas importantes como cultura, sustentabilidade e responsabilidade social das novas gerações, o Auditório do Bloco E da Unisanta será palco de debates, palestras e painéis temáticos.

A presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, ressaltou a importância da promoção de ações positivas. “Essa é a união de tantos parceiros que fazem a promoção do ser humano através, da cultura, do conhecimento, da arte. Isso tem um valor imenso”.

Na quinta-feira houve o pré-evento com visitas guiadas ao Porto de Santos, Parque Valongo e Pinacoteca Benedito Calixto, e  no sábado foram realizadas oficinas temáticas com atividades práticas envolvendo, teatro, audiovisual e educação ambiental, além de visitas guiadas.

“Essa ligação público-privada com organizações sociais há de fortalecer cada vez mais a nossa questão”, destacou a reitora da Unisanta, Silvia Teixeira. A primeira edição do Fórum Esfera(s) aconteceu no ano passado, em Portugal.

Realizador de um importante trabalho sociocultural com a população do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, o Instituto Arte no Dique foi exaltado pelo presidente do Conselho de Administração da universidade, Marcelo Teixeira.

“Nós temos uma relação muito forte com entidades como o Instituto. Várias gerações de meninas e meninos também cresceram evoluíram através dessa parceria”, disse.

A Agenda 2030, plano global das Organizações das Nações Unidas (ONU) para a efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, foi citada por Maria Teresa Baptista, coordenadora geral do Esfera(s) e assessora do vice-reitor da Cultura da Universidade de Coimbra.

“É muito importante continuar com essa atuação, essa discussão sobre o papel das artes para conseguir atingir vários objetivos da Agenda 2030”, destacou. O plano conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas até 2030.

Também estiveram presentes no evento o Capitão de Mar e Guerra, Marcus André de Souza e Silva.

Fonte e crédito da imagem: www.santaportal.com.br