Com a movimentação de mais de 6,3 mil passageiros (entre desembarque e embarque), começou neste domingo, com a escala do navio MSC Preziosa no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini-Concais, a temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024, a maior dos últimos anos, com 195 dias de duração e quase sete meses de navegação.
Quinze transatlânticos atracarão em Santos, sete deles regulares, totalizando 152 escalas até 3 de maio do próximo ano, com a expectativa de movimentar 917 mil passageiros entre embarque, desembarque e trânsito.
Procedente de Southampton, em Londres (Reino Unido), de onde partiu no último dia 12, o MSC Preziosa chegou a Salvador na quarta-feira (25) e fez escalas em Ilhéus e Rio de Janeiro antes de chegar a Santos, onde desembarcaram os turistas, a maioria estrangeiros, da tradicional viagem de travessia do Atlântico.
O transatlântico, com capacidade para 4.345 passageiros em 1.751 cabines, distribuídas em 13 dos 18 decks, partiria no final da tarde para um cruzeiro de quatro dias a Ilhabela (SP) e Búzios (RJ).
Animação total
Mesmo depois de 10 horas de viagem, animação era a palavra de ordem de um grupo de funcionários da FG Empreendimentos, procedentes do Balneário de Camboriú, Santa Catarina. É que a empresa presenteou aqueles com mais de 10 anos de casa com o primeiro cruzeiro da temporada, com direito a embarcar com a família.
O grupo, devidamente uniformizado, totalizava 70 pessoas, entre eles dois bebês. “Melhorou muito. Está mais organizado, mais limpo, com ar condicionado em temperatura agradável e com mais acomodações para os turistas aguardarem o embarque”, elogiou a diretora administrativa Dayana Feitosa.
Para o casal santista Margarida e Benedito Nogueira de Brito, moradores no Marapé, não tem o menor problema já conhecerem o Preziosa. “Meu negócio é viajar de navio. Esse é o nosso prazer”, afirmou Margarida, animada em seu oitavo cruzeiro- o primeiro deles feito no Splendor of the Seas, da operadora Royal Caribbean, que atracou em Santos em oito temporada (2007/2008 a 2014/2015).
Moradores em Extrema (MG), o coordenador de PCP (Programação e Controle da Produção) João e a psicóloga Bruna Simões, com a filha Ana Clara, de dois anos, eram só expectativa. Afinal, é o primeiro cruzeiro da família.
“Sempre quis viajar de navio e agora deu certo”, disse Bruna, uma vez que houve coincidência da data de férias para ambos. Embora tudo seja novidade, João comentou estar curioso em conhecer todas as instalações do navio, “sobretudo as externas”.
Luciana e Alexandre Bueno nem se importaram em permanecer em pé no salão de embarque, após a viagem de Poá (SP), onde residem. “Estou muito ansiosa”, reconheceu Luciana. O casal chegou a Santos às 9h, após uma viagem de 1h20, e só embarcaria às 13h. “O mais bacana é que uma amiga casou há dois dias e também vai embarcar com um grupo de 20 pessoas, entre pais, padrinhos e familiares”, comentou ela, já prevendo dias de muita diversão.
Santos tem pacote de ações para atrair cruzeiristas para a Cidade
A titular da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, que acompanhou a movimentação de passageiros no Concais, também estava animada com as perspectivas da temporada de cruzeiros, tendo em vista o novo pacote de ações oferecido este ano aos turistas dos cruzeiros.
“Reativamos o programa ‘Santos, todos a Bordo!’, com duas rotas para que os passageiros que chegam de ônibus de turismo possam conhecer um pouco da Cidade antes de se dirigir ao Concais, e haverá serviço de shuttle (transporte) para o Centro Histórico”, destacou, lembrando que todas as iniciativas estão voltadas a cativar os cruzeiristas para que retornem a Santos em uma outra oportunidade. “Essa retomada pós-pandemia é muito importante para o incremento da economia da Cidade,” frisou.
Para esta operação do MSC Preziosa, a Seectur preparou um kit especial para 90 tripulantes do navio, que chegaram neste sábado à Cidade e ficaram hospedados no Comfort Hotel até o horário do embarque. No kit, há uma carta de boas vindas e material informativo turístico sobre a Cidade para que possam divulgar entre os passageiros e colegas tripulantes, incentivando que conheçam Santos nas próximas escalas.
Além disso, a Seectur instituiu uma comunicação visual voltada aos tripulantes em trânsito, com mensagens de boas-vindas em inglês, português e espanhol, e um QR Code que direciona para o portal Turismo Santos, onde há todas as atrações, notícias e dados úteis da Cidade, incentivando-os a aproveitar o dia de folga na Cidade.
Também durante toda a temporada de cruzeiros funcionará no Concais um Posto de Informações Turísticas (PIT) com recepcionistas bilíngues. Neste domingo, as funcionárias Lia Gouveia e Mônica dos Santos dispunham de variada folheteria para atender os viajantes.
Já nos dias com passageiros em trânsito, haverá uma unidade volante da Seectur no portão de saída, também com recepcionista, oferecendo folheteria, informando sobre pontos turísticos e prestando orientações sobre a Cidade. Os equipamentos turísticos ficarão abertos às segundas-feiras, dia normalmente dedicado à manutenção, quando houve passageiros em trânsito.
Temporada
Dos 15 navios que atracarão em Santos nesta temporada 2023/2024, sete farão escalas regulares. Cinco serão da operadora MSC (Armonia, Grandiosa, Lirica, Preziosa e Seaview) e dois da Costa Cruzeiros (Diadema e Favolosa), enquanto os demais estarão apenas em trânsito, sem embarques ou desembarques na Cidade.
Os cruzeiristas, entretanto, desembarcam para conhecer as atrações locais. Nesta temporada, até 7 de maio, quando parte o último navio do país, nove navios farão cruzeiros pelo litoral brasileiro, cumprindo 212 roteiros, com 763 escalas. Além de Santos, ocorrerão embarques e desembarques em Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Paranaguá (PR), em sua estreia.
De acordo com a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), seis de cada 10 cruzeiristas passam pelo Porto de Santos, o que projeta a injeção de cerca de R$ 1 bilhão na economia da região e São Paulo, entre consumo e transporte dos turistas, abastecimento de combustível dos navios; serviços de provisões e retirada de lixo, e taxas portuárias, entre outros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Marcelo Martins e Drone_013 (divulgação)