Das 18 equipas envolvidas na I Liga de futebol, cinco têm algo ainda a ganhar (ou a perder) na derradeira ronda do campeonato.
E naquele que será o encontro 306 do campeonato, o FC Porto vai tentar evitar a pior classificação dos últimos 48 anos. Para manterem o atual 3.º lugar, os dragões não podem perder em Braga.
Caso contrário, os minhotos repetem a classificação da última temporada. Se há um ano foi à custa do Sporting, desta feita pode ser com custos para o FC Porto, num jogo que pode marcar o fim de uma era de sete anos de Sérgio Conceição.
No fundo da tabela está decidido que Chaves e Vizela descem, mas falta resolver quem será o antepenúltimo da tabela e que vai discutir com o 3.º classificado da Liga 2 um lugar na I Liga, versão 2024/25.
Boavista, 31 pontos
Est. Amadora, 30
Portimonense, 29
Neste momento, o inquilino da posição que ninguém quer é o Portimonense que precisa de vencer o vizinho de Faro, fora de casa, e esperar que o Boavista não ganhe ou que o Estrela não ganhe.
Axadrezados recebem, respetivamente, Vizela e Gil Vicente, clubes minhotos já com a vida decidida. E ganhando sabem que asseguram a manutenção. Mesmo não vencendo têm a vida facilitada caso o Portimonense não triunfe no São Luís.
Uma decisão para acompanhar a partir das 15h30 deste sábado, 18 de maio.
Refira-se que o adversário do pior classificado deste trio será sempre uma de duas equipas: AVS ou Marítimo. Estas duas equipas lutam no domingo de manhã (11h00) pelo 3.º lugar da Liga 2.
Os minhotos partem para o último jogo com mais um ponto que os insulares e têm, em tese, um jogo mais acessível que os madeirenses – o AVS recebe o Tondela ao passo que o Marítimo desloca-se a Viseu.
Voltando à I Liga importa dizer, com exceção do duelo entre SC Braga e FC Porto, os lugares estão todos definidos até ao 8.º lugar. Mas entre o 9.º e o 12.º só há dois pontos de permeio numa discussão que envolve, por esta ordem, Farense, Rio Ave, Gil Vicente e Casa Pia.
Os vila-condenses dão o pontapé de saída na 34.ª jornada ao receberem esta sexta-feira o Benfica (20h45). Aconteça o que acontecer, o Rio Ave já fez a melhor segunda volta da história, apenas com uma derrota, e travou todas as equipas do top-7 na segunda metade do campeonato (Sporting, FC Porto, SC Braga, Vitória SC, Moreirense e Arouca). Falta defrontar uma equipa deste top, precisamente o Benfica.
Resta dizer que haverá festa rija em Alvalade neste sábado (18h00) com o campeão Sporting a tentar, diante do Chaves, o pleno de vitórias em casa e, quiçá, ambicionar chegar aos 100 golos na prova – faltam sete.
No final, os leões recebem a taça de campeão nacional 2023/24.
Fonte: www.onovo.sapo.pt
Crédito da imagem: Rui Farinha / EPA