Seis distritos do continente estão esta segunda-feira e na terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Portalegre, Castelo Branco, Beja, Santarém, Faro e Évora estão desde as 12:00 e ate às 24:00 desta segunda-feira sob aviso amarelo por causa da chuva.
Estes seis distritos voltam a estar sob o mesmo nível entre as 15:00 e as 24:00 de terça-feira.
O IPMA emitiu também aviso amarelo por causa da chuva para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra a partir das 15:00 de terça-feira e até às 03:00 de quarta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo instituto quando há “uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Também as costas norte e sul da ilha da Madeira, assim como as regiões montanhosas, sob aviso amarelo devido a previsões de chuva por vezes forte, foi anunciado esta segunda-feira.
O aviso do IPMA, o segundo mais grave numa escala de quatro, está em vigor entre as 15:00 e as 21:00 desta segunda-feira, indicando que pode haver “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes”.
Também a capitania do Porto do Funchal prolongou um aviso de agitação marítima forte para a orla marítima da Madeira até às 18:00 desta segunda-feira, recomendando à comunidade redobrados cuidados nas zonas mais expostas da costa.
Segundo o IPMA, no arquipélago da Madeira, o céu vai apresentar-se “em geral muito nublado” e haverá “períodos de chuva a partir da manhã, que poderá ser por vezes forte a partir do meio da tarde”.
Quanto ao vento, será fraco a moderado, entre os 10 e os 30 quilómetros por hora de noroeste, rodando gradualmente para sudoeste e tornando-se moderado a forte a partir do final da manhã nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e terras altas.
Também deve registar-se uma “pequena subida da temperatura máxima nas terras altas e na vertente norte da ilha da Madeira”.
Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal