O Centro Cultural Português de Santos recebeu no dia 06 de setembro a comitiva da Expedição ‘200 anos – Os Caminhos da Independência do Brasil’, que repete os passos de Dom Pedro I antes da proclamação da Independência.
O evento contou com a presença de várias autoridades políticas e da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista.
O presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB), Armando Abreu, destacou a importância da Expedição: “Refaz o caminho que levou à Independência, e a ideia é resgatar a memória desses importantes personagens, brasileiros e portugueses”, afirmou.
Intercâmbio econômico, cultural e social
O presidente da Câmara Portuguesa de São Paulo e vice-presidente da FCPCB, Nuno Rebelo de Sousa, esteve presente ao evento e destacou a relação cultural, econômica e social: “Há muitas pessoas e empresas do Brasil a ir a Portugal, aproximando os dois países”, declarou.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, realçou o intercâmbio cultural e de negócios entre a cidade de Santos e o país lusitano: “Uma comitiva irá a Portugal no final deste mês para estreitar os negócios, conversar com a Câmara Portuguesa e com as universidades do país”, afirmou, ressaltando a importância do Centro Cultural Português para o município.
O empresário Vitor Souza também enfatizou essa aproximação comercial entre os dois países: “O Nuno Rebelo de Sousa quer expandir este intercâmbio, o que será muito importante para o ambiente de negócios”, disse.
O presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, fez uma saudação aos presentes, destacando a importância da entidade e dos dois países: “Viva o Centro Cultural Português, viva Portugal, viva o Brasil!”.
Ao final do evento, a comitiva visitou as instalações do estúdio da TV Portuguesa.
Texto: Ronaldo Andrade / Portal TV Portuguesa
crédito das imagens: Ronaldo Andrade e Vinicius Machado / Portal TV Portuguesa