Pesquisar
Close this search box.

Capitão Pepe rentabilizou a experiência

A experiência, no caso de Pepe, é um posto que ele rentabiliza a favor do FC Porto aos 40 anos. Foi ele a dar tranquilidade à equipa aos 90 minutos, depois da equipa sofrer um enorme susto, quando vencia o Antuérpia, por apenas 1-0.

No final, a claque prestou uma merecida vénia ao seu capitão, que assim selou o triunfo (2-0) e se tornou o jogador mais velho a marcar um golo na Champions (40 anos e 254 dias).

O FC Porto voltou a enfrentar o Dragão, dias após a derrota com o Estoril e a exibição não foi melhor. Valeu o resultado para as contas que colocam os dragões no primeiro lugar do grupo H, em igualdade com o Barcelona (9 pontos) e a um triunfo da passagem aos oitavos de final.

E Pepe não foi o único a fazer história hoje no Estádio do Dragão. Sérgio Conceição chegou às 250 vitórias pelo FC Porto – ele que já é o treinador com mais jogos (343) e mais troféus (10) ao serviço dos dragões.

Com Zaidu de volta ao onze quase dois meses depois de se lesionar (19 de setembro, também na Champions, frente ao Shakhtar), a equipa entrou algo nervosa no jogo. Passes falhados e jogo demasiado lateralizado e defesa demasiado subida no terreno deixaram Sérgio Conceição à beira de um ataque de nervos.

Foi um mau passe de Alan Varela que deixou Michel Balikwish em excelente oportunidade para inaugurar o marcador, mas o remate embora sem oposição saiu ao lado. Foi também no aproveitar de um lance aparentemente inofensivo que Evanilson testou os reflexos do jovem guardião do Antuérpia, Senne Lammens, que se estreou na baliza com 21 anos.

Os sinais mais ofensivos dos azuis e brancos eram apesar de tudo brandos para quem sabia que ganhar a partida da quarta ronda da Champions podia valer o primeiro lugar do grupo H, fruto da derrota do Barcelona diante do Shakhtar (1-0).

Aos 30 minutos André Franco conduziu uma excelente jogada e desmarcou André Franco, que ainda viu o guarda redes brilhar e impedir que marcasse, mas Eustáquio foi derrubado na área… quando se preparava para aproveitar a defesa para a frente de Lammens.

O árbitro marcou penálti e Evanilson não falhou. Taremi não escondeu a frustração por não ter a oportunidade de bater a grande penalidade. Os colegas tentaram reconfortá-lo de seguida, mas é impossível dissociar gesto do facto de ele ser o marcador oficial de penáltis do FC Porto e ter falhado um diante do Estoril.

Ele tentou vingar-se na baliza belga aos 42 minutos, mas a bola saiu disparada à malha lateral. Aquele que seria um golaço foi apenas mais uma oportunidade de golo e o intervalo chegou logo depois.

O vermelho e o amarelo…

Os dragões jogaram quase toda a segunda parte em superioridade numérica. Jurgen Ekkelenkamp acertou em cheio na canela de Zaidu e foi expulso. Uma contrariedade para a equipa de Van Bommel, que procurava o empate em contra-ataques rápidos que quase faziam mossa na defensiva portista. David Carmo viu um amarelo (alaranjado) e vai ficar de fora da visita a Camp Nou. A forma imprudente como derrubou um adversário mostra a intranquilidade que o defesa central teima em mostrar -nos dez jogos realizados,s ó não recebeu qualquer cartão em dois.

Pepe: “Sei que falta muito pouco para terminar a carreira”

Primeiro, hoje é um dia especial para mim, porque a minha mãe faz anos, e disse que ia marcar um golo. Se não conseguisse marcar, ia ganhar para ela. É incrível, quem chega nessa idade neste nível, de representar um clube como o FC Porto, é muito trabalho, sacrifício, é uma paixão tremenda nesse clube”.

“É abdicar da família e de momentos importantes, as minhas filhas sabem o que eu sinto. No primeiro dia da minha trajetória, quando era menino, sonhei sempre ser jogador de futebol, sonhei sempre estar num estádio cheio e jogar futebol, que é o que gosto mais. Sei que falta muito pouco para terminar, mas darei o melhor para honrar este desporto e essa grande insituição, que é o FC Porto”, disse o capitão dos dragões no final do jogo.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Ivan del Val / Global Imagens